Você Conhece os Quatro Estágios da Falha do Rolamento?
Você Conhece os Quatro Estágios da Falha do Rolamento?
As falhas nos rolamentos são categorizadas em quatro estágios, com base nos tipos de frequências produzidas pelos elementos rolantes que afetam os defeitos nas pistas interna ou externa.
Estágio 1
Pequenas cavidades aparecem na pista de rolamento e os impactos dos elementos rolantes aparecem em frequências ultrassônicas em um espectro. O estágio 1 ainda é considerado operação normal. Nesta fase, seus rolamentos ainda devem estar funcionando normalmente. Os defeitos aparecem em torno de 20.000 a 60.000 Hz. Embora não seja motivo para substituir um rolamento, o Estágio 1 pode indicar uma falta de lubrificação entre as pistas e os corpos rolantes. De acordo com o Manual de diagnóstico de vibração da Technical Associates, “As frequências de defeitos dos rolamentos aparecerão nos espectros HFE, mas não nos espectros normais de vibração no estágio 1.”
Estágio 2
Os defeitos começam a tocar nas frequências naturais do rolamento. Isso geralmente ocorre entre 500 e 2.000 Hz. Essas frequências naturais podem ser ressonâncias de estruturas de suporte de rolamentos ou componentes dos próprios rolamentos, como raças ou elementos rolantes. As frequências de banda lateral também começam a aparecer acima e abaixo dessas frequências. O reparo deve ser agendado para máquinas críticas nesta fase.
Estágio 3
Os níveis aumentam nas frequências de defeitos dos rolamentos e harmônicos aparecem no espectro. À medida que esse estágio avança, os harmônicos de frequência de defeito e as bandas laterais aumentam. Se o rolamento for removido, os defeitos podem ser vistos claramente nas pistas. Uma taxa de deterioração deve ser determinada. Os rolamentos nesse estágio devem ser substituídos em máquinas críticas e não críticas neste estágio.
Estágio 4
Aparece no final da vida útil de um rolamento. Nesta fase, o nível de ruído é elevado em todas as frequências, criando um espectro aleatório de banda larga. As amplitudes do piso de ruído de alta frequência e do HFE podem realmente diminuir, mas isso é um sinal de que o rolamento está prestes a falhar. Felizmente, seus rolamentos nunca atingem esse estágio, mas se o fizerem, é muito importante que você os substitua imediatamente.
Ser capaz de identificar em que estágio está o rolamento ajudará, esperançosamente, a implementar um plano de manutenção preditiva mais preciso. Isso, por sua vez, ajudará você a manter as máquinas e seus componentes funcionando sem problemas com a menor quantidade de tempo de inatividade possível.
Se você estiver interessado em aprender mais sobre os sinais de falha nos rolamentos, assista ao vídeo abaixo ou confira alguns de nossos blogs relacionados.
Leia mais assuntos complementares:
- Como a manutenção de rolamentos pode influenciar na produtividade
- Transmissores de Vibração: Saiba a Importância deste Equipamento
- 10 Etapas Importantes de um Plano de Manutenção Preditiva