Termômetro Digital: Prós e Contras
Neste artigo, você verá:
- Qual a função do termômetro
- Quais os tipos de termômetros
- Qual a diferença entre o termômetro digital e analógico
- Quais as vantagens e desvantagens do termômetro digital na indústria
Os sensores de temperatura, ou termômetros, são muito comuns no mercado. Eles estão presentes em veículos, em vários equipamentos, e muita gente tem um em casa. O motivo é simples, com eles é possível identificar a raiz de inúmeros problemas de forma fácil, eficiente, e principalmente, a tempo de tomar uma atitude preventiva.
Na indústria, não é diferente. Os termômetros fazem parte do dia a dia dos gestores no campo industrial, e são responsáveis por informar a temperatura de ambientes, como superfícies de equipamentos ou ambientes em geral, além de insumos, como líquidos e gases, por exemplo, presentes no processo de produção.
Mas, obviamente, um termômetro não é igual ao outro. Embora o objetivo seja sempre o mesmo, medir a temperatura, existem muitos tipos de termômetros. Por isso, é muito importante conhecer os modelos desenvolvidos, e qual o modelo ideal de acordo com a aplicação necessária na sua empresa.
Quais os tipos de termômetros?
Na indústria, existem diversos tipos de termômetros. Veja alguns deles:
Termômetro a gás: realiza a medição da temperatura com base na pressão do gás. Sua precisão é alta, por isso, é muito utilizado na indústria;
Termômetro bimetálico: muito comum na indústria também, principalmente pelo seu custo-benefício, é capaz de medir temperaturas entre -30º e 500º C;
Termômetro digital: muito presente no meio industrial também, principalmente na indústria alimentícia, os termômetros digitais são capazes de medir entre -50º e 350º C, normalmente;
Termômetro infravermelho: simples, prático, e realiza medições com ou sem contato;
Termômetro de mercúrio: antigos, eram muito utilizados com o objetivo clínico, mas tudo indica que serão descontinuados.
Qual a diferença entre o termômetro digital e analógico?
Ainda é muito comum nas indústrias encontrar termômetros analógicos, pois trazem inúmeros benefícios, como precisão e custo-benefício. No entanto, a transformação digital trouxe para o cenário industrial muitas vantagens que, colocadas na ponta do lápis, podem contribuir também de forma positiva para a geração de resultados.
Isso porque a principal diferença entre um termômetro digital e analógico, está apenas no seu método de medição. Enquanto o termômetro analógico mede continuamente, no formato linear, em linha, o termômetro digital realiza a leitura em estágios, graficamente, porém ambos, podem oferecer excelentes resultados.
Quais as vantagens e desvantagens do termômetro digital?
Contudo, se ambos podem oferecer excelentes resultados para a gestão industrial, inicialmente, torna-se difícil escolher o modelo ideal para a utilização em campo. No entanto, podemos afirmar que, avaliando o cenário atual da indústria e as perspectivas para o futuro, o termômetro digital tem suas vantagens que o colocam em posição de destaque.
Mesmo que o termômetro analógico ofereça ao mercado maior precisão em relação aos equipamentos digitais, e algumas vezes, melhor custo-benefício, o termômetro digital traz consigo seu processamento, então, digital, ou seja, seus resultados podem ser processados por um software e transformados em grandes indicadores que contribuem para a tomada de decisões.
O termômetro analógico, por sua vez, também pode oferecer dados para que sejam processados, mas demanda mão de obra na retirada destes resultados do equipamento e alimentação no sistema. Trabalho que, o termômetro digital é capaz de realizar sozinho, de forma rápida, simples e eficiente.
Com a chegada da Indústria 4.0, e com ela um cenário cada vez mais tecnológico, o termômetro digital vem ganhando o seu espaço no mercado na execução desta simples e importante tarefa na gestão industrial, que é a medição de temperatura.
Saiba mais sobre os serviços e produtos oferecidos pela VIBMASTER.