Termografia Industrial: como ela pode aumentar a produtividade da sua empresa

termografia industrial

Neste artigo, você verá:

  • O que é termografia industrial
  • Os benefícios da termografia industrial
  • Como a termografia industrial pode aumentar a produtividade da sua empresa

 

O que é termografia industrial

A termografia está presente em muitos segmentos, devido ao seu potencial de produzir grandes resultados. Na indústria, por exemplo, ela se torna uma excelente ferramenta de monitoramento de condição, possibilitando a realização de inspeções de forma segura, prática e confiável.

Através do termovisor, um sistema de câmeras termográficas infravermelhas realiza o apontamento da temperatura das superfícies do equipamento. Como a luz infravermelha é invisível ao olho humano, os resultados são apresentados através de cores, em uma espécie de mapa de calor.

Esta inspeção termográfica é de extrema importância para os processos de manutenção, pois é capaz de identificar a raiz de irregularidades que, no futuro, podem trazer muitas preocupações para os gestores, com baixas no rendimento do equipamento, do conjunto fabril, ou até mesmo prejuízos a parada total do equipamento.

 

equipamento de termografia industrial

Quais os benefícios da termografia industrial?

Através da termografia infravermelha, é possível identificar as causas primordiais de possíveis falhas, sendo algumas delas:

  • Superaquecimento;
  • Sobrecarga;
  • Alto consumo de energia;
  • Falta de isolamento térmico;
  • Conexões soltas e falhas de transmissão de energia.

Estas irregularidades, se não identificadas, controladas e corrigidas em sua fase inicial, podem se tornar geradoras de falhas, paradas não programadas e quebras, trazendo diversos problemas para o campo fabril e muita dor de cabeça para os gestores.

 

Como a termografia industrial pode aumentar a produtividade da minha empresa?

Com as inspeções termográficas em dia, é muito mais fácil manter o foco nos três principais influenciadores dos resultados. Os riscos, representados pelos processos de manutenção, com o objetivo de manter o equipamento em pleno estágio de funcionamento e distante de falhas e quebras, o tempo, com a otimização das inspeções, que podem ser realizadas sem a necessidade de desligamento do equipamento, e o dinheiro, na gestão de custos.

Desta forma, é possível aumentar a produtividade do campo fabril, a confiabilidade, e consequentemente, a vida útil dos equipamentos, e a conquistar muitos resultados positivos na gestão da manutenção.

 

Saiba mais sobre o serviço de termografia industrial oferecido pela VibMaster.

 

 

Posts Similares