3 Tipos de Folga Mecânica: o que você precisa saber
3 Tipos de Folga Mecânica: o que você precisa saber
Saber qual o tipo de folga mecânica com que você está lidando é essencial para fornecer a solução correta e identificar o que está frouxo para que você possa corrigi-lo.
Abordaremos os três tipos diferentes de folgas mecânicas abaixo e discutiremos como elas geralmente aparecem no espectro.
Algumas pessoas dizem que realmente existem apenas dois tipos básicos de folga: rotativa e não-rotativa , mas se quisermos discutir minuciosamente a folga mecânica, precisamos realmente abordar três tipos diferentes. Mas saiba apenas que às vezes você ouvirá o tipo A e o tipo B serem discutidos como se fossem essencialmente os mesmos.
Tipo A de Folga Mecânica
O primeiro tipo de folga mecânica é conhecido como Tipo A. Esse tipo é causado pela folga estrutural ou fraqueza da estrutura do ativo. Isso pode ser falhas estruturais ou fraquezas nos pés, na placa de base ou na fundação da máquina. Outras causas possíveis de folga mecânica do tipo A podem estar deteriorando o rejuntamento, parafusos de fixação soltos na base (possivelmente causados por um alinhamento do eixo mal executado ) ou pé macio.
No espectro, a folga mecânica do Tipo A tem uma forma de onda no tempo de 1 pulso por rotação.
Tipo B de Folga Mecânica
O segundo tipo de folga mecânica que você pode encontrar, o Tipo B, geralmente é causado por parafusos soltos do travesseiro, rachaduras na estrutura da estrutura ou no pedestal do rolamento. A forma de onda temporal é tipicamente dois pulsos por rotação.
Tipo C de Folga Mecânica
O último tipo de folga mecânica, o Tipo C, é o mais complexo. Geralmente, é causado por um ajuste incorreto entre as peças dos componentes, como rolamentos e sua carcaça, um casquilho solto em sua tampa, folga excessiva entre um rolamento e sua luva ou um rotor solto em um eixo.
O espectro da folga mecânica do Tipo C será bastante confuso e geralmente exibirá um piso de ruído elevado para indicar a presença de folga. O espectro também mostrará muitos harmônicos que, como explica o Manual de diagnóstico de vibração da Technical Associates, são devidos a respostas não lineares de peças soltas a forças dinâmicas do rotor. Os dados do espectro de folga mecânica do tipo C também podem variar muito de uma medição para a seguinte devido a variáveis como a posição de mudança do rotor.
Ao analisar dados de vibração envolvendo folgas mecânicas, o Tipo C provavelmente será o mais desafiador, pois a forma de onda temporal consiste em um padrão não repetitivo de uma revolução para a seguinte. Esse tipo de folga também pode causar múltiplos sub-harmônicos em 0,5X, 1,5X, 2,5X e assim por diante. Múltiplos podem chegar a 10X.
Recomendamos o Manual de diagnóstico de vibração da Technical Associates para um guia rápido de bolso para referência sobre folgas mecânicas.
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