Manutenção: seja proativo!
Com certeza existem muitas siglas por aí e parece que novas surgem todos os dias. Não tenho certeza sobre você, mas tenho dificuldade em acompanhá-los. Há momentos em que tento conversar com alguém e eles estão falando tantos acrônimos que é difícil decifrar exatamente o que eles podem estar falando.
Quero destacar um no mundo da Manutenção Industrial que podemos enfatizar com mais frequência para ajudar a aumentar a confiabilidade; RCFA ou análise de falha de causa raiz.
Sobre a análise de falha de causa raiz
Se você fizer uma pesquisa no Google, encontrará uma infinidade de maneiras de realizar um RCFA. Durante nossa jornada como manutentores, descobrimos que simplesmente perguntar “por que” até chegar à causa raiz é uma maneira simples e eficaz de chegar a uma causa raiz sem pensar que é necessário ser um ME (engenheiro mecânico). Não me interpretem mal, há um tempo e lugar para qualquer número de métodos, eu apenas gosto de mantê-lo simples.
Então, o que queremos realizar com um RCFA? O que se segue é uma parte de um blog de quatro partes que escrevemos outrora.
A análise de falha de causa raiz determina a causa raiz de uma falha de máquina. Todo efeito tem uma causa. Remova a causa, remova o efeito. As causas típicas de falhas em máquinas rotativas são:
- Desalinhamento
- Desequilíbrio
- Lubrificação
- Ressonância
- operação imprópria
- Má qualidade
- Especificação imprópria
- Erros de montagem durante a revisão
- Rolamentos ruins
- Baixa qualidade elétrica
Seja proativo
Ser proativo é uma abordagem geral que consiste em uma ampla variedade de práticas e estratégias de manutenção e usa várias tecnologias quando apropriado. Uma planta em modo pró-ativo empregará todas as estratégias de manutenção quando apropriado.
A manutenção proativa deve ser o objetivo de todos os setores que planejam se manter competitivos. Também requer a participação do topo de uma organização em toda a organização.
Portanto, se você estiver enfrentando falhas repetidas, um RCFA seria benéfico.
Ainda com dúvidas?
Não deixe de contatar nossos especialistas, através do e-mail contato@vibmaster.com.br ou, por WhatsApp (51) 99766.3278.