Qual Programa de Manutenção é Ideal para Minha Instalação?
Qual Programa de Manutenção é Ideal para Minha Instalação?
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva é planejada e ocorre de forma recorrente. Pense nisso, como a troca de óleo. O óleo pode ter mais alguns quilômetros de uso, mas você não quer esperar até que o óleo esteja ruim para substituí-lo. O equipamento é mais propenso a falhar com a idade, portanto, a manutenção preventiva é a teoria de que a manutenção regular deve ser concluída para evitar falhas antes que elas aconteçam.
Prós:
- Fácil implementação.
- Diminui o tempo de inatividade da máquina.
Contras:
- Requer mão de obra extra, pois a manutenção é realizada com base em intervalos de tempo e não na necessidade.
- Os técnicos devem ter cuidado para realizar apenas os ajustes necessários durante as verificações de manutenção para evitar custos excessivos de manutenção.
- Você pode se encontrar substituindo peças que não precisam ser substituídas.
Melhores Usos:
- Máquinas que mostram desgaste em uma frequência conhecida.
- Quando o monitoramento de condições não é uma opção.
- Quando o custo é menor que a falha da máquina.
Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva envolve testes agendados em intervalos regulares. A manutenção pode ser realizada ao primeiro sinal de desgaste em uma máquina. Essa abordagem evita a falha da máquina sem a tensão de usar recursos desnecessários em tempos de integridade ideal da máquina.
Prós:
- Não desperdiça mão de obra.
- Reduz o tempo de inatividade não programado.
- Menos peças mantidas no inventário.
Contras:
- Os componentes podem ser substituídos mais cedo do que o necessário.
- Algumas máquinas têm uma curva de falha rápida e exigem monitoramento mais frequente do que outras.
- Algumas máquinas podem se mover para uma falha catastrófica muito mais rapidamente do que outras e podem precisar de considerações especiais de monitoramento.
Melhores Usos:
- Máquinas que falham em uma frequência desconhecida.
- Instalações com acesso a ferramentas de monitoramento de condições.
Manutenção Proativa
Estamos guardando o melhor para o final. A manutenção proativa é exatamente como é chamada… proativa! Em vez de esperar por falhas na máquina ou manutenção agendada regularmente, a manutenção proativa requer monitoramento contínuo da integridade da máquina. Sob essa abordagem, os dados de rastreamento da máquina são coletados e analisados continuamente para que as equipes de manutenção capturem falhas da máquina antes que elas se transformem em falhas. Ao contrário dos tipos de manutenção nomeados anteriormente, realmente não há um golpe na manutenção proativa. No entanto, existem várias vantagens:
- Ênfase em encontrar a causa raiz das falhas da máquina
- Capacite os membros da equipe a se tornarem especialistas
- Minimiza custos e tempo de inatividade
- Mantenha as máquinas funcionando em níveis ideais de forma consistente
Fazendo um Plano
Não importa que tipo de plano de manutenção você esteja começando, você precisará levar em conta algumas das mesmas considerações. Temos as seguintes dicas para ajudá-lo a começar:
- Faça uma lista de todos os equipamentos da sua instalação e entenda a criticidade deles para os processos da sua instalação.
- Determine qual tipo de abordagem de manutenção cada equipamento requer. Você precisará de uma abordagem combinada na maioria dos casos.
- Conheça o funcionamento interno de cada equipamento. Salve informações relevantes, como manuais de instruções, em um local útil. Caso ocorra uma falha, você terá fácil acesso às informações da máquina.
- Audite seu plano de manutenção preventiva ou preditiva periodicamente para ver se há espaço para melhorias de processo e tecnologia.
Diga-nos quais programas de manutenção você usa nos comentários. Conecte-se conosco para saber como nossas soluções podem apoiar a implementação do seu programa de manutenção.