5 maneiras de reduzir os custos no setor de manutenção
Neste artigo, você verá:
- Os desafios do setor de manutenção
- A importância dos investimentos no setor de manutenção
- 5 maneiras de reduzir os custos no setor de manutenção
Como reduzir os custos no setor de manutenção? Este, tem se tornado um dos maiores questionamentos entre os gestores no campo fabril atualmente. O motivo não poderia ser outro, a grande representatividade dos números do setor e o reflexo nos resultados finais alcançados pela empresa.
Inclusive, em tempos de crise e de situações políticas indefinidas, como nos dias de hoje, enxugar os custos e maximizar a produtividade das linhas de produção, torna-se praticamente uma tarefa obrigatória para manter o desempenho produtivo e financeiro em uma organização.
Para os gestores de manutenção, então, encontrar no mercado novos métodos, processos e fluxos de trabalho, alinhados às estratégias do negócio, que visam a segurança e a qualidade, e permitam o alcance destes benefícios, tornou-se o maior desafio na liderança de um dos maiores setores de uma organização.
A importância dos investimentos no setor de manutenção
Contudo, muitas vezes, para alcançar melhores resultados, é preciso mudanças no setor. Estas mudanças, não implicam somente na efetuação de cortes, mas também na realização de investimentos pontuais e objetivos que forneçam recursos e oportunidades para transformar pessoas e processos em grandes resultados.
Ainda assim, quando falamos em investimentos, não se trata apenas de dinheiro. Pois, embora ele facilite a adequação de novos métodos de trabalho, o pequeno resultado faltante para alcançar os objetivos desejados, pode estar no investimento de tempo, organização e planejamento.
5 maneiras de reduzir os custos no setor de manutenção
Por este motivo, selecionamos 5 dicas essenciais que podem contribuir, e muito, na busca pela redução dos custos no setor de manutenção.
#1 Foque no planejamento de manutenção
A escolha do tipo de manutenção ideal para cada equipamento da sua empresa, e o planejamento das ações de prevenção contra falhas, quebras e paradas não planejadas, maiores vilãs dos gestores, é o primeiro passo no caminho para uma possível redução nos custos.
#2 Use o monitoramento de condição como arma principal para a obtenção de resultados
O monitoramento de condição pode se tornar uma das grandes armas na redução dos custos no setor de manutenção. Com ele, é possível prever a raiz das falhas, identificando os principais agentes responsáveis pelas quebras, como sujeiras, folgas, desalinhamentos, superaquecimentos, entre muitos outros, para então corrigi-los, antes que a falha ocorra.
#3 Faça o controle dos processos
Assim como o planejamento de manutenção e o monitoramento de condição, muitos outros processos são utilizados nas principais rotinas do setor de manutenção. Analisá-los, em relação à sua eficiência e eficácia, é uma ótima maneira de encontrar custos desnecessários e que podem ser eliminados ou reduzidos.
#4 Escolha os equipamentos e softwares ideais para cada necessidade no campo fabril
Alcançar níveis de disponibilidade e confiabilidade realmente positivos no campo fabril não é uma tarefa fácil. Por isso, é praticamente obrigatório no planejamento do gestor para o setor de manutenção, a escolha de soluções tecnológicas, ferramentas e equipamentos que auxiliem os profissionais da área em sua rotina diária.
#5 Use a gestão de pessoas a seu favor
Organizar a equipe de manutenção através das suas especialidades e distribuir adequadamente a carga horária de ordens de serviço também pode refletir em ganhos de produtividade e qualidade nos serviços, consequentemente, na gestão de custos. Principalmente, quando há a contratação de terceiros.
Estas, são apenas cinco das inúmeras dicas que você encontrará na busca sobre como reduzir os custos no setor de manutenção da sua empresa. O importante, agora, é escolher quais as opções ideais para o cenário e a realidade do seu negócio, manter o foco, e colocá-las em prática.
Saiba mais sobre como utilizar a manutenção preditiva para a redução de custos na manutenção.