Implementando um modelo híbrido para monitorar a vibração de máquinas

máquina funcionando por meio de um modelo híbrido

O monitoramento de vibração de máquinas pode usar muitas ferramentas e modelos, incluindo um modelo híbrido. Algumas das ferramentas de monitoramento disponíveis hoje incluem:

Os dados dessas soluções podem ser monitorados manualmente por um analista, alimentados em sistemas de sala de controle, um software de análise automatizado ou um modelo híbrido dos três. 

Como escolher a melhor solução

Todas essas opções levantam a questão “qual solução é melhor para mim?” Para responder a essa pergunta, considere alguns pontos: 

  • Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens. 
  • Qual é a recompensa versus o custo? 
  • Você deve escolher apenas um? (Não)

Por que um modelo híbrido é benéfico?

Eu ofereço esta explicação com um exemplo real de um cliente nosso.

Na década de 1980, esta empresa iniciou um programa de análise de vibração, usando pessoal interno de manutenção e engenharia que foi enviado para treinamento em análise de vibração

Alguns anos depois, eles instalaram equipamentos permanentes de monitoramento de vibração em seus ativos mais críticos. 

Isso significava que eles tinham vigilância permanente em máquinas críticas e monitoramento periódico em equipamentos menos críticos. 

No início dos anos 2000, eles decidiram contratar a análise de vibração (devido a aposentadorias) e trouxeram uma empresa externa que colocou um analista de vibração treinado no local cinco dias por semana. 

Mas como as tecnologias de análise de vibração continuaram a inovar, agora elas têm:

  • Sensores embutidos, que enviam alertas (via mensagem de texto) quando a vibração geral excede os níveis de alarme;
  • Um analisador de vibração portátil (Bearing Defender) para que os mecânicos usem por conta própria para analisar as máquinas que são relatadas à manutenção;
  • Um técnico analista de vibração em tempo parcial (no local), que coleta dados mensais de vibração em máquinas críticas usando um analisador e software de vibração tradicional; 
  • Monitoramento de vibração permanente alimentado em seus operadores de sala de controle, em suas máquinas mais críticas. 

Isso é exagero? Considere o seguinte e você decide…

  • As horas extras de manutenção foram reduzidas significativamente.
  • Seu tempo de inatividade devido a quebras de máquinas foi reduzido a quase zero.  
  • O “retrabalho de manutenção” (voltar a fazer um segundo reparo, pois o primeiro não resolveu o problema) foi reduzido a zero. 
  • A produtividade das plantas aumentou acentuadamente. 
  • As lesões do pessoal de manutenção foram reduzidas. Parte disso pode ser atribuído à descoberta e reparo de problemas de equipamentos antes que ocorram danos catastróficos.

Esta empresa fez um investimento significativo na melhoria da manutenção dos seus equipamentos e continuou a adaptar a sua estratégia à medida que as suas necessidades e tecnologia mudavam. Ao longo do tempo, os custos foram mais do que compensados por melhorias na eficiência, custos de reparo e redução do tempo de chaveamento.

Pronto para aprender mais sobre como implementar um modelo híbrido de monitoramento de vibração em sua planta hoje? Contate-nos para saber mais.

Posts Similares