A importância de medir os calços antes do alinhamento

calços

Você já adicionou o número de calços que sua ferramenta de alinhamento a laser ou indicador de mostrador informa durante um alinhamento apenas para descobrir que sua máquina ainda está desalinhada? 

Esta é uma ocorrência frustrante, mas comum. Foi um erro de cálculo ou sua ferramenta de alinhamento deu a medida errada? Mais do que provavelmente, seus calços são os culpados. Como isso acontece?

Relação entre os calços e o alinhamento

Calços do mesmo tamanho podem variar em espessura tão levemente que a diferença não é visível ao olho humano, mas será visível quando você verificar novamente o alinhamento de sua máquina. 

Essa variação vem do processo de fabricação – os calços são feitos de grandes bobinas de aço inoxidável e às vezes a bobina é produzida um pouco mais grossa ou mais fina de um lado, produzindo calços de tamanhos quase indetectáveis. 

Os calços têm tolerâncias dentro das quais o fabricante trabalha, e não é economicamente viável para o fabricante verificar cada calço, então, ocasionalmente, calços que são um pouco fora do tamanho acabam sendo distribuídos para venda.

Outra razão pela qual seus calços podem não estar alinhando corretamente sua máquina é porque você está usando calços antigos. Com o tempo, os calços desenvolverão rebarbas, coroas e corrosão, alterando efetivamente a espessura do calço. Os calços também podem perder sua etiqueta com o tempo, o que significa que você está adivinhando o tamanho do calço. 

Os calços também podem ser afetados por erro humano. Adicionar um calço que está 0,01′ fora da pilha de calços é fácil de perder quando você está adicionando o calço, mas você notará quando estiver verificando novamente seu alinhamento. Para combater isso, recomendamos que você coloque os calços necessários para cada pé ao lado ou em cima da máquina perto do pé. Certifique-se de verificar cada pilha para os calços corretos. 

Então, como você combate o desgaste, as variações de fabricação e o erro humano? Medindo seus calços antes do alinhamento. Uma verificação rápida usando um micrômetro ou paquímetro lhe dará o tamanho exato do calço para que você obtenha uma pilha exata de calços, todas as vezes. Lembre-se, quando você microfonar a pilha, você será exato!

Quer saber mais sobre o alinhamento de sua máquina? Acesse nosso blog e fique por dentro dos conteúdos. Entre eles, saiba mais sobre a função dos calços calibrados

Posts Similares