Lubrificação industrial: 6 benefícios da análise de óleo

A lubrificação industrial é uma das muitas ações de manutenção preventiva, presentes no planejamento de manutenção. Seu objetivo, como o próprio nome diz, é manter a lubrificação ideal dos equipamentos e conjunto de equipamentos.

Conheça agora a manutenção preventiva de análise de óleo. Uma etapa importante do processo de lubrificação industrial e que pode contribuir de forma significativa para os resultados no setor de manutenção.

Neste artigo você entenderá:

  • O que é análise de óleo na lubrificação industrial;
  • Quais as vantagens da análise de óleo;
  • Como implementar o serviço.

O processo de manutenção preventiva é composto por ações que visam manter as condições ideais de funcionamento dos equipamentos. Uma destas ações comuns a serem realizadas pelos gestores, então, é a lubrificação industrial.

Seu objetivo é mapear os equipamentos e seus componentes que necessitam de lubrificação, e criar um plano de manutenção preventiva para que possam ser acompanhados e lubrificados periodicamente.

O que é análise de óleo na lubrificação industrial?

Parte essencial desta manutenção, é a análise de óleo, ou, análise de óleo lubrificante. Uma etapa que consiste na avaliação das principais características do material e do compartimento lubrificado, buscando possíveis alterações. 

Esta ação pode ser realizada a partir de inspeções, ou ensaios, que buscam analisar características como cor, viscosidade, densidade, entre outras, de acordo com o tipo de material a ser avaliado.

Quais as vantagens da análise de óleo?

As vantagens no processo de lubrificação industrial e análise de óleo lubrificante são muitas. Com a realização das inspeções e ensaios, é possível um maior controle do sistema de lubrificação e das possíveis falhas funcionais. 

Veja 6 benefícios que podem ser conquistados com a análise de óleo:

  1. Maior confiabilidade do sistema de lubrificação, como vimos;
  2. Redução de paradas não programadas;
  3. Maximização da produtividade;
  4. Redução de custos com manutenções corretivas;
  5. Redução de custos na troca de óleo;
  6. Aumento na vida útil do equipamento.

Entre tantos outros, que podem ser identificados em uma visão micro e macro no processo de lubrificação industrial, e assim contribuir para resultados cada vez melhores no setor de manutenção.

Como implementar esse serviço na sua empresa?

Seja para as empresas que já possuem um processo de lubrificação industrial no calendário de manutenção, ou para aquelas que desejam implementar o serviço, as alternativas disponíveis são, basicamente, as mesmas.

Uma opção é a capacitação e treinamento dos profissionais da equipe de manutenção para execução do serviço. Outra, é a terceirização destas rotinas para empresas especializadas em lubrificação industrial.

Para definir a opção ideal, é preciso olhar para fatores como tempo, para começar a implementar essas rotinas ou otimizá-las, investimento necessário, em capacitação e aquisição de equipamentos em comparação à terceirização.

A opção ideal é a que melhor se encaixa no dia a dia da equipe de manutenção, na visão estratégica do setor e da empresa e na capacidade de investimento da mesma para tornar esses processos uma realidade.

VIBMASTER é referência no serviço de análise de óleo lubrificante

A VIBMASTER é referência quando o assunto é manutenção preventiva, preditiva e de condição. Com uma vasta linha de produtos e serviços oferecidos, um dos destaques é o serviço de análise de óleo lubrificante.

Para mais informações sobre o serviço de lubrificação industrial ou outros, dúvidas ou orçamentos, acesse o link abaixo, preencha o formulário sem compromisso e converse com um de nossos especialistas.

Posts Similares