Vibmaster: como reduzir os custos industriais de forma eficiente

Os custos industriais se tornaram assunto do momento entre os gestores, não apenas em razão dos reflexos no cenário industrial atualmente, mas também em razão da expectativa de crescimento nos resultados para o próximo ano.

 

Por este motivo, selecionamos 5 possíveis formas para reduzir os custos industriais, assim como mostrar de que forma os produtos e serviços Vibmaster podem contribuir para a geração de melhores resultados no campo fabril no próximo ano. Confira!

 

Neste artigo, você verá:

 

 

  • O impacto dos custos industriais
  • 5 formas de reduzir os custos industriais
  • A terceirização dos serviços como opção para redução de custos

 

 

Os custos industriais sempre foram um assunto muito discutido entre os gestores de manutenção. O objetivo é simples, como alcançar o melhor nível de produtividade no campo fabril, com o menor custo possível no setor de manutenção.

 

Contudo, nos últimos meses, este assunto vem ganhando cada vez mais espaço nas rodas de conversa e nas pautas dos gestores, em razão do cenário industrial atual e das expectativas de crescimento para o próximo ano.

 

O impacto dos custos industriais

 

No setor produtivo, os gestores têm enfrentado grandes desafios em relação aos custos industriais, em diversos aspectos, o que tem contribuído para o aumento desta discussão sobre formas de reduzir os custos no campo fabril.

 

Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, a Fiergs, por exemplo, e divulgada pelo portal GauchaZH, detalha um pouco deste cenário e do impacto dos custos industriais no setor.

 

Segundo o levantamento, 74,4% dos empresários do setor citaram a falta ou o elevado custo de matérias-primas como o principal problema enfrentado no primeiro trimestre, período ainda com restrições significativas em razão da pandemia.

 

Dentro de casa, ou seja, no setor de manutenção, o cenário não é muito diferente. Com o custo da manutenção também possivelmente elevado, é preciso pensar em alternativas para driblar esses obstáculos e reduzir os custos no setor.

 

5 formas de reduzir os custos industriais

 

Sendo assim, selecionamos 5 formas que podem se tornar boas opções para reduzir os custos industriais de forma significativa no setor de manutenção, e assim, contribuir para a conquista de melhores resultados no campo fabril.

 

#1 Padronização dos processos

 

A primeira opção é a padronização dos processos. Com a documentação dos processos de manutenção, como por exemplo, os manuais de manutenção dos equipamentos, é possível economizar tempo e energia das equipes nas tarefas.

 

#2 Otimizar a mão de obra de manutenção

 

Similar ao tópico inicial, a otimização da mão de obra de manutenção busca integrar as capacidades técnicas de toda a equipe com as demandas de manutenção existentes, economizando também tempo e recursos na agenda de manutenção.

 

#3 Estruturar um processo de tomada de decisão baseado em dados

 

Outra forma bastante interessante para reduzir os custos, é o foco nos indicadores de manutenção e na estruturação da tomada de decisões baseadas em dados, buscando uma maior assertividade, e com isso, melhores resultados.

 

#4 Investimento em novos processos e tecnologias

 

É estranho falar em investimento e redução de custos no mesmo contexto. Porém, é possível. Afinal, é preciso investir para ter a chance de colher bons frutos no futuro. No setor de manutenção, não é diferente.

 

A automação dos processos, por exemplo, é considerada uma tendência para as empresas em 2022. Segundo estudo divulgado pelo portal Metrópoles, 80% dos negócios vão continuar ou aumentar os investimentos na modalidade.

 

A terceirização dos serviços como opção para redução de custos

 

A quinta, #5, e última forma que pode se tornar uma solução viável para driblar o desafio dos custos industriais no setor de manutenção é a terceirização dos serviços, totais ou parciais, realizados no decorrer do planejamento de manutenção.

 

Nós já falamos aqui no blog anteriormente, por exemplo, sobre a importância da terceirização do monitoramento preditivo e as vantagens na escolha de um modelo como esse como apoio à equipe de manutenção.

 

Conheça a Vibmaster

 

Neste caso, uma opção que pode se tornar uma grande parceira da sua empresa na busca por melhores resultados no campo fabril, é a Vibmaster. Especializada em monitoramento de condição, a Vibmaster conhece os desafios do setor.

 

Destaque no mercado, a Vibmaster conta com uma vasta grade de produtos e serviços disponíveis, tanto para empresas que estão iniciando o processo de terceirização, como para aquelas que já realizam este tipo de atividade.

 

Se você quer saber ainda mais sobre os produtos e serviços Vibmaster, basta acessar o site (clicando neste link ou através da imagem abaixo) e enviar uma mensagem para um de nossos especialistas.

Posts Similares