Técnicas de manutenção preditiva: como definir sua estratégia

Manutenção preditiva é um processo de manutenção baseado nas condições de operação reais do equipamento. E para que seja possível executá-lo, é preciso entender também as técnicas de manutenção preditiva.

Quer saber mais sobre as técnicas de manutenção preditiva, quais as mais utilizadas no mercado atualmente e como definir a estratégia de manutenção ideal para a sua empresa? Continue a leitura e confira.

Neste artigo você vai entender:

  • O que são técnicas de manutenção preditiva;
  • Quais são as técnicas mais comuns presentes no mercado;
  • Como definir a estratégia ideal.

Desafios dos gestores de manutenção industrial

O grande desafio dos gestores à frente do setor de manutenção é contribuir para a potencialização da produtividade no campo fabril, e claro, sempre com uma visão sobre a redução de custos desta operação. Principalmente, no cenário atual.

Segundo a pesquisa “Produtividade na Indústria”, realizada pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, e divulgada pelo portal Valor no mês de agosto, a produtividade na indústria teve seu terceiro trimestre de queda.

Um sinal da importância de um pensamento estratégico por parte das empresas e dos gestores de manutenção, neste caso, buscando na manutenção preditiva e nas técnicas de manutenção preditiva melhores resultados.

O que são técnicas de manutenção preditiva?

Como vimos, a manutenção preditiva tem como objetivo identificar falhas potenciais, ou seja, comportamentos irregulares nos equipamentos que podem se tornar a raiz de falhas funcionais e quebras parciais ou totais nos mesmos.

Neste momento, entram em cena as técnicas de manutenção preditiva, ou seja, métodos e processos avaliativos que visam identificar e mensurar estes comportamentos irregulares, visando saná-los antecipadamente.

Uma atividade fundamental para o campo fabril. Pois, manutenções corretivas são consideradas muitas vezes mais caras do que manutenções preventivas e preditivas, um fator importante quando o assunto é custo de manutenção.

Além disso, o não investimento em uma estratégia de manutenção ideal, a partir de manutenções corretivas, preventivas e preditivas, pode gerar paradas não planejadas para manutenção, gerando prejuízos também no ciclo produtivo.

Quais são as técnicas mais comuns presentes no mercado

Existem muitas técnicas de manutenção preditiva industriais presentes no mercado. Elas estão associadas às principais condições necessárias para o funcionamento ideal de cada equipamento ou conjunto de equipamento, visando mantê-las.

Veja algumas delas:

Análise de vibração

A vibração é um comportamento comum no campo fabril, mas quando acima do ideal, pode gerar falhas e quebras funcionais. Por isso, a análise de vibração é muito importante para manter as condições ideais de funcionamento.

Termografia

Da mesma forma a temperatura. Uma condição normal de uso de grande parte dos equipamentos, porém, quando acima dos indicadores ideais para o funcionamento da máquina, é sinal de riscos. Por isso, a termografia se torna essencial.

Ultrassom industrial

O ultrassom industrial é outro grande exemplo de técnica de manutenção preditiva. A partir desta avaliação, é possível identificar, por exemplo, vazamentos de ar comprimido, entre outros problemas comuns nos equipamentos.

Boroscopia industrial

Conhecida também por videoscopia ou endoscopia industrial, a boroscopia industrial busca identificar diversas condições irregulares nos equipamentos ou conjunto de equipamentos, como corrosão, trincas, vazamentos, entre outros.

Análise de tensão e corrente

Para finalizar, um exemplo mais específico. Quando falamos em motores elétricos ou motores de indução (MIT), podemos citar também a medição de tensão e corrente elétrica em eixos como técnica de manutenção preditiva.

Entre tantas outras presentes no mercado, cujo benefício principal é ajudar as equipes de manutenção a se manter um passo à frente das falhas funcionais, minimizando riscos de paradas não programadas e prejuízos.

Como definir a estratégia de manutenção ideal?

Contudo, como definir a estratégia de manutenção ideal, ou melhor, quais técnicas de manutenção preditiva são necessárias para cada equipamento ou conjunto de equipamentos? O primeiro passo, é a avaliação da criticidade de manutenção.

Nós já falamos aqui no blog sobre o que é criticidade de manutenção e a importância dela na definição da estratégia de manutenção ideal, assim como também, sobre qual o programa de manutenção ideal para a instalação.

Basicamente, a criticidade de manutenção irá ajudar a definir o tipo de manutenção ideal para cada equipamento ou conjunto de equipamento. A partir disso, é possível definir também as técnicas de manutenção preditiva que podem ser utilizadas.

Desta forma, de acordo com a importância de cada elemento no campo fabril, é possível construir a estratégia ideal para a sustentação e manutenção da instalação industrial, maximizando a produtividade e reduzindo os custos desta operação.

Um ponto positivo para os gestores de manutenção que já identificaram a necessidade da realização de técnicas de manutenção preditiva, é que já existem empresas especializadas no assunto disponíveis no mercado.

VIBMASTER é referência em manutenção preditiva

A VIBMASTER é uma empresa brasileira que é referência quando o assunto é manutenção preditiva, e pode se tornar a opção ideal para as empresas que visam avançar neste tema, em busca de melhores resultados no campo fabril.

Com uma vasta grade de produtos para a execução das principais técnicas de manutenção preditiva industriais, bem como estas, citadas anteriormente, a empresa também oferece diversos serviços especializados

Caso a sua empresa tenha o interesse em conhecer ainda mais sobre estas técnicas de manutenção preditiva industriais, ou, já esteja em busca de produtos e/ou serviços para isso, entre em contato conosco pelo link abaixo.

 

Posts Similares