4 KPI’s de manutenção para sua empresa prestar atenção

Monitorar a performance dos equipamentos é um grande desafio para os gestores de manutenção. Para alcançar este objetivo, ficar atento aos KPI’s de manutenção da sua empresa é fundamental.

Por isso, se você deseja saber o que são os KPI’s de manutenção, qual a importância deles para o campo fabril e quais os principais indicadores a serem monitorados, continue com a gente neste artigo.

Neste artigo você vai entender:

  • O que são KPI’s de manutenção;
  • A importância dos indicadores de manutenção;
  • Quais os principais KPI’s do mercado.

Alguns profissionais os conhecem como “KPI’s, outros, pelo termo em português, “Indicadores”. A sigla KPI, é proveniente de “Key Performance Indicator”, que em uma tradução literal, significa “Indicador-chave de desempenho”.

Presentes em diversos setores no mundo corporativo, os indicadores-chave de desempenho são fórmulas utilizadas para mensurar o desempenho de um determinado processo. E na manutenção, não é diferente.

O que são KPI’s de manutenção

Os KPI’s de manutenção, ou seja, os indicadores de manutenção, são recursos utilizados pelos gestores da área para acompanhar o desempenho das ações realizadas na rotina de manutenção.

Através destes indicadores, os gestores podem saber se determinados processos estão respondendo de acordo com a expectativa, e assim, gerar informações suficientes para a tomada de decisões futuras.

A importância dos indicadores de manutenção

Somente este fato – a possibilidade de mensurar a performance dos equipamentos em relação às ações executadas – podemos dizer que é um grande benefício, pois permite um maior controle sobre o planejamento da manutenção. 

Porém, outros benefícios também podem ser visualizados com a gestão dos KPI’s de manutenção, como a prevenção de paradas não programadas, a redução de custos com manutenções corretivas e a otimização da mão de obra.

Quais os principais KPI’s de manutenção do mercado?

Mas, quais os principais KPI’s de manutenção? Como definir quais devem ser implementados? A verdade é que é preciso uma avaliação sobre as principais necessidades dos equipamentos e do plano de manutenção.

No entanto, existem KPI’s de manutenção que podem ser definidos como padrões, pela sua comum necessidade, e claro, pela ampla utilização no cenário industrial. Vamos conhecer alguns deles:

1 – MTBF

MTBF, ou seja, “Mean Time Between Failures”, que em português significa “Tempo Médio Entre Falhas”, é o indicador de manutenção responsável por informar o tempo médio entre as falhas registradas em um equipamento.

2 – MTTR

MTTR, neste caso, “Mean Time To Repair”, ou “Tempo Médio Para Reparo”, é o KPI de manutenção responsável por mensurar o desempenho do equipamento, calculando o tempo até a necessidade de reparo.

3 – DISP

Disponibilidade, embora muito similar ao indicador MTBF, tem como objetivo mensurar o tempo disponível – então, a disponibilidade – de um equipamento para a operação.

4 – CONF

A confiabilidade, por sua vez, tem como objetivo mensurar a capacidade de um equipamento de desempenhar uma determinada função, a partir de um período pré-definido de operação.

Além de muitos outros KPI’s de manutenção, de utilização comum ou específicos, criados a partir de uma necessidade de acompanhamento de um equipamento ou conjunto de equipamentos.

VIBMASTER é referência em manutenção industrial

Para auxiliar os gestores neste desafio, algumas empresas buscam o apoio de equipamentos e serviços terceirizados, através de empresas que são referência na área de manutenção. Um grande exemplo, é a VIBMASTER.

Com uma ampla grade de produtos voltados à gestão da manutenção e um vasto leque de serviços disponíveis, é possível avaliar os recursos necessários para monitorar os KPI’s de manutenção da sua empresa.

Posts Similares