Fechando o ciclo da confiabilidade

 

A jornada da confiabilidade

 

Uma máquina é identificada pelo analista de vibração e são feitas recomendações de reparo, o planejador encomenda as peças, a gerência se reúne e determina quando os reparos serão feitos e a equipe de manutenção executa o plano de substituição do componente defeituoso. Sucesso! Evitamos o desastre mais uma vez!

… E o ciclo continua.

Tudo isso parece bom; estamos fazendo tudo o que era esperado e evitamos um fracasso catastrófico. Esta é a história muitas e muitas vezes, e é sempre ótima. Esta é a manutenção preditiva em ação e mudou drasticamente a cultura da manutenção nas últimas décadas, tornando a confiabilidade do equipamento uma economia de custos várias vezes superior às despesas que envolve.

… Vamos continuar a história!

O componente substituído foi um motor, e a história se repete alguns anos depois. Sucesso de novo, certo? Este é um ciclo que continuará até descobrirmos e corrigirmos o problema que causou a falha. Uma investigação precisa ser conduzida.

 

Peças de manutenção preditiva

Ainda sobraram algumas peças do quebra-cabeça e ainda há mais que podemos fazer. Como analistas de vibração, temos dados que mostram a falha e a progressão em direção à falha. Há um rolamento ou outro componente da máquina que foi trocado e que podemos examinar. Também possuímos registros no sistema de gestão de manutenção. Todas essas peças são pistas que podem nos dar a causa do fracasso. Examinamos todos esses detalhes e perguntamos continuamente por que deveríamos ir até a causa raiz da falha e eliminá-la ou mitigá-la tanto quanto possível.

Uma das peças do “quebra-cabeça” está nos próprios dados de vibração. Esta não foi uma falha típica de rolamento; em vez disso, o espectro mostrou defeitos na pista externa como bandas laterais na faixa de frequência mais alta, indicando estrias elétricas . O motor funcionava com VFD e, após a desmontagem do motor, descobrimos que a graxa em um dos rolamentos do motor estava preta ou queimada. O rolamento tinha sinais reveladores de estrias elétricas com aquele lindo padrão de tábua de lavar.

 

Questionando sua confiabilidade?

Você está perguntando por quê?

  • Por que o motor falhou?
    • Descarga Elétrica.
  • Por que?
    • A máquina não estava aterrada corretamente e a corrente passava pelos rolamentos.
  • Por que?
    • Nenhuma escova de aterramento onde era necessária.

 

Corrigindo Falhas e Adicionando Confiabilidade ao Equipamento

Desta vez colocamos uma escova de aterramento no motor e as falhas cessaram. O ciclo é fechado com esta falha e esperamos que o motor viva uma vida plena e produtiva.

A história acima é relativamente comum e não se limita às caneluras motorizadas. Ao eliminar essas falhas e fechar o ciclo às suas causas, podemos trazer ainda mais confiabilidade aos equipamentos que monitoramos. Isto ajudará a estratégia de manutenção a mudar de preditiva para proativa, o que economizará dinheiro, tempo e energia e melhorará a vida profissional de todos os envolvidos no processo.

Quer saber como podemos ajudar? Contate os especialistas da VIBMASTER: https://www.vibmaster.com.br/contato/

 

Posts Similares