Por que fazer manutenção preditiva em motores elétricos?

funcionario realizando manutenção preditiva em motores

Quando falamos em motores elétricos, uma pergunta que pode ser comum no cenário de manutenção é: por que fazer manutenção preditiva em motores elétricos? Uma das possíveis respostas nós vamos mostrar no artigo de hoje.

E não apenas isso. Com os obstáculos no cenário atual, é preciso pensar em diferenciais estratégicos para buscar melhores resultados no campo fabril, e a manutenção preditiva pode ser uma alternativa.

Neste artigo você entenderá:

  • A importância da manutenção preditiva em motores elétricos;
  • Os obstáculos presentes no cenário atual;
  • Por que a manutenção preditiva pode se tornar um diferencial estratégico?

Os motores elétricos estão muito presentes no cenário industrial e possuem, na maioria das vezes, uma grande responsabilidade em relação ao ciclo produtivo, podendo se tornar, nestas situações, equipamentos de alta criticidade.

Sendo assim, de acordo com a matriz de criticidade, eles podem receber um planejamento de manutenção preditiva, ou seja, baseado nas condições reais do equipamento, a partir do monitoramento dos mesmos.

No entanto, não é sempre que isso acontece. Surge, então, a pergunta do título deste artigo. Por que fazer manutenção preditiva em motores elétricos? A resposta é mais simples do que imaginamos.  

A importância da manutenção preditiva em motores elétricos

Essa tarefa, é de suma importância não apenas para o setor de manutenção, mas também para o setor de produção, que necessita de disponibilidade e confiabilidade de equipamentos para alcançar bons resultados no dia a dia.

Desta forma, a manutenção preditiva – assim como a manutenção preditiva em motores elétricos – tem como objetivo atuar na identificação de falhas potenciais, ou seja, situações irregulares que indicam a raiz de possíveis falhas funcionais. 

As quais, por sua vez, podem gerar paradas não programadas, manutenções corretivas, entre outros problemas que podem afetar não somente a produtividade do setor e da empresa, mas também a gestão dos custos.

Estas identificações podem ser feitas através do monitoramento contínuo, com base em sensores, quando possível, ou por meio de inspeções de monitoramento, utilizando equipamentos específicos de acordo com a necessidade. 

Com as manutenções preditivas realizadas, é possível atuar na identificação destas situações irregulares, buscando se antecipar às falhas, ampliando os principais indicadores de manutenção e de produção.

Os obstáculos presentes no cenário atual

Se antes a manutenção preditiva já era um fator importante, como vimos, na busca por melhores resultados no campo fabril, no cenário atual, ela pode ter se tornado um fator essencial para as indústrias no geral.

São vários os possíveis obstáculos. De acordo com uma matéria publicada pela CNN Brasil, durante o período mais tenso da pandemia, com diversas restrições, a queda do ritmo da produção chegou a quase 20% em apenas um mês.

Agora, segundo uma pesquisa da CNI, a Confederação Nacional da Indústria, e divulgada pelo portal Folha de São Paulo no último mês de outubro, a indústria pode sofrer com a conta de luz, que pode ficar mais cara.

Por que a manutenção preditiva pode se tornar um diferencial estratégico?

Neste momento, contar com processos sólidos e eficientes, e alternativas capazes de auxiliar a maximizar a produtividade e reduzir os custos, pode se tornar um diferencial estratégico para superar os desafios e obstáculos.

Isso, no curto prazo. No longo prazo, com o avanço da transformação digital e da tecnologia no campo fabril, contar com a abertura para processos de monitoramento contínuo pode ajudar a melhorar ainda mais os resultados.

Na manutenção preditiva de em motores elétricos, uma das opções para as empresas que buscam otimizar tempo e recursos, é a aquisição ou locação de equipamentos específicos, ou até mesmo a terceirização dessas tarefas.

Vibmaster é referência em manutenção preditiva

Uma empresa que é referência no assunto é a Vibmaster. Localizada no sul do Brasil, a empresa conta com uma vasta linha de produtos e serviços para o monitoramento de condição, inclusive, a análise de circuito de motores elétricos.

Na análise de circuito ou análise de assinatura elétrica, também conhecida como ESA e MCA, manutenção preditiva em motores elétricos, é possível fazer a verificação dos sinais das tensões e correntes do motor.

Após a inspeção, é realizado o processamento e a análise desses sinais, assim permitindo a identificação de possíveis falhas potenciais e falhas funcionais no circuito elétrico dos motores.

Quer saber ainda mais sobre a manutenção preditiva em motores elétricos, sobre a análise de circuito ou como a Vibmaster pode ajudar a sua empresa na busca por melhores resultados no campo fabril? Acesse o site e envie uma mensagem.

Posts Similares