O que é MTBF e por que a sua empresa precisa desse indicador

O cenário industrial não tem vivido seus melhores momentos. Segundo o estudo “Produtividade na Indústria”, realizado pela CNI e divulgado pelo portal Agência Brasil, o indicador de produtividade da indústria caiu 1,3% no 3º trimestre.

 

Diante disso, os gestores estão em busca de novas estratégias, novos métodos e novas ferramentas para driblar os obstáculos e conquistar melhores resultados no campo fabril, não apenas neste momento, mas nos próximos meses. 

 

Afinal, as expectativas são boas para 2022. Segundo o documento “Economia Brasileira: 2021-2022”, realizado também pela Confederação Nacional da Indústria e divulgado pelo portal Agência Brasil, a previsão é de crescimento da economia.

 

Mas, como encontrar o equilíbrio e o caminho do crescimento novamente? Uma estratégia que pode se tornar uma boa escolha em busca deste objetivo é a ampliação do controle de manutenção no campo fabril.

 

A partir dos indicadores de manutenção, é possível manter o foco nos fatores que podem causar prejuízos, como paradas não programadas, falhas e quebras, e assim reduzir custos, maximizar a produtividade e otimizar a mão de obra do setor.

 

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre o MTBF, qual o objetivo deste indicador de manutenção, sua relação com as falhas e quebras no campo fabril e por que a sua empresa precisa manter o foco nele. Confira!

 

Neste artigo, você verá:

  • O que é MTBF e como calculá-lo
  • A importância de observar os estágios das falhas
  • O papel da manutenção preditiva no campo fabril

 

Os indicadores de manutenção são muitos, nós sabemos disso. Aliás, já falamos aqui no blog anteriormente sobre alguns deles que são muito importantes para o campo fabril e sua empresa deve prestar atenção, inclusive, sobre o MTBF. 

 

Contudo, no artigo de hoje, mantemos o foco apenas neste indicador que pode se tornar um grande diferencial na estratégia de manutenção em busca de melhores resultados no campo fabril, o tempo médio entre falhas.

 

O que é MTBF e como calculá-lo

O MTBF, sigla para “Mean Time Between Failures”, em português, “Tempo Médio Entre Falhas”, tem como objetivo, como seu próprio nome diz, calcular o tempo médio entre as falhas ocorridas em um determinado equipamento.

Porém, mais do que apenas informar o tempo médio entre falhas, o MTBF é fundamental para identificar a confiabilidade dos equipamentos e do campo fabril posteriormente, buscando avaliar a eficiência da estratégia de manutenção.

Ao lado de indicadores como MTTR, ou melhor, “Tempo Médio Para Reparo”, Confiabilidade, Disponibilidade, entre outros, de acordo com as necessidades do campo fabril, podem compor uma ótima estratégia de manutenção.

No entanto, como calculá-lo? A resposta para essa pergunta é simples, basta identificar os três componentes da fórmula do MTBF, ou seja, TD (Tempo Disponível), TM (Tempo para Manutenção) e P (Total de Paradas).

TD é o tempo total ao qual o equipamento deveria funcionar se não houvesse paradas para manutenção. Já TM, é o tempo total ao qual o equipamento ficou parado para realização de manutenções. E P, o total de paradas ocorridas.

A fórmula para calcular o MTBF, então, ficará assim:

 

MTBF = (TD – TM) / P

 

A importância de observar os estágios das falhas

O próximo passo ao monitorar as falhas ocorridas nos equipamentos e conjuntos de equipamentos é identificar os estágios das falhas, buscando otimizar a estratégia e a mão de obra em busca de melhores resultados no campo fabril.

Isso porque, através dos indicadores de manutenção, como o MTBF, é possível identificar e mapear os indícios e estágios das falhas, se antecipando às paradas não programadas e quebras que podem prejudicar o ciclo produtivo.

Além disso, além de evitar a parada não programada do equipamento, falhas em estágios iniciais costumam ser mais baratas em relação às quebras, contribuindo ainda mais para os custos no setor de manutenção. 

Vamos conhecer, então, os estágios das falhas:

Falha oculta

A falha oculta é quando o equipamento não oferece indícios de falha para o operador (por isso o nome “oculta”), apesar da falha já influenciar, embora minimamente, o funcionamento do equipamento.

Falha potencial

Ao progredir para uma falha potencial, o operador já consegue identificar sinais ou comportamentos de que o equipamento está operando de forma irregular, mesmo que o equipamento ainda esteja em funcionamento.

Falha funcional

A partir da falha funcional, o comportamento do equipamento é irregular, ou seja, o mesmo já não é capaz de entregar a capacidade e eficiência regular esperada pelo operador, e claro, pelo ciclo produtivo. 

Falha total

Para então, no último estágio da falha, ocorrer a quebra, que é quando o equipamento já não está mais em funcionamento, sendo necessária a parada do mesmo para a realização de uma manutenção corretiva.

 

O papel da manutenção preditiva no campo fabril

Para os equipamentos de maior criticidade, uma grande parceira dos gestores na identificação e mapeamento de falhas é a manutenção preditiva e o monitoramento contínuo, também conhecido como manutenção detectiva.

Uma pequena observação. A relação entre o equipamento e sua estratégia de manutenção ideal é originada a partir da matriz de criticidade de manutenção. Nós já falamos sobre ela anteriormente aqui no blog também.

Através da manutenção preditiva e/ou detectiva, é possível realizar um acompanhamento mais próximo do equipamento, seja através de inspeções regulares ou de sensores que informam as condições reais de funcionamento.

Permitindo assim, a captação de um número maior de informações, que podem ajudar os gestores na geração de indicadores mais confiáveis e na tomada de decisões sobre quais ações devem ser realizadas e o momento ideal para isso. 

 

Conheça a Vibmaster

Outra grande parceira, agora das empresas que buscam na manutenção preditiva e/ou detectiva respostas para a criação da estratégia de manutenção ideal para os equipamentos de maior criticidade, é a Vibmaster.

Especialista em monitoramento de condição, a Vibmaster oferece uma grade de produtos e serviços para auxiliar os gestores do início ao fim de um projeto de atendimento à manutenção preditiva.

Seja para empresas que estão iniciando os investimentos em novas estratégias de manutenção ou para empresas que já possuem uma estratégia de manutenção preditiva sendo aplicada no campo fabril, a Vibmaster pode ser a solução.

Para falar com um especialista e saber ainda mais sobre os produtos e serviços oferecidos pela Vibmaster, basta acessar o site (clicando neste link ou na imagem abaixo) e enviar uma mensagem. 

Posts Similares