Medição de tensão em eixo de motores: o que é e por que fazer

aparelho de medição de tensão em eixo de motores

A medição de tensão de eixo de motores é uma das muitas manutenções preditivas necessárias no campo fabril. Neste caso, o objetivo é verificar o possível impacto da corrente elétrica no funcionamento dos eixos dos motores e seus elementos.

Quer saber ainda mais sobre o monitoramento de tensão e corrente circulante em eixo de motores, e por que é preciso manter o olhar contínuo sobre essa manutenção preditiva do equipamento? Continue a leitura deste artigo! 

Neste artigo você entenderá:

  • O que é a medição de tensão em eixo de motores;
  • A importância do monitoramento de tensão e corrente;
  • Vantagens da terceirização do monitoramento preditivo.

Estratégias de manutenção de máquinas industriais

Recentemente, o portal da ABIMAQ, a Associação Brasileira de Máquinas Industriais, trouxe um artigo sobre como técnicas eficazes de manutenção de máquinas industriais evitam ocorrência de falhas e interrupções nas fábricas.

Um tema importante para o cenário atual da indústria. De acordo com a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, em inglês), o crescimento do setor chegou ao maior nível em cinco meses, após a ampliação do nível de estoques de bens finais.

Com o retorno do crescimento no setor, estratégias de manutenção que visam maximizar a produtividade e reduzir os custos podem se tornar decisões estratégicas para este desenvolvimento pós-pandemia.

E na sua empresa, como anda este olhar essencial para a consideração de uma estratégia de manutenção que tenha como base também manutenções preditivas e/ou detectivas dos equipamentos? 

O que é a medição de tensão em eixo de motores?

Nós já trouxemos aqui no blog, por exemplo, um artigo sobre o que é e a importância da análise de circuitos elétricos de motores, colocando em pauta a necessidade de manutenções com este foco.

Quando se trata de motores elétricos, a medição de tensão em eixo de motores, ou melhor, a medição de tensão e corrente circulante em eixos de motores, é um dos principais assuntos em pauta entre os gestores de manutenção.

Manutenções preditivas como essa têm o objetivo de avaliar a área de contato das esferas ou rolos e pistas dos anéis internos e externos, buscando identificar um fluxo de corrente de alta frequência irregular.

Fluxos como esses, podem causar falhas potenciais como a instabilidade dos motores elétricos e demais conjuntos mecânicos interligados, e falhas potenciais, como a danificação dos rolamentos e seus elementos.

A importância do monitoramento de tensão e corrente 

Para evitar que isso aconteça, um dos principais caminhos a serem avaliados é o investimento em uma estratégia de manutenção baseada na manutenção preditiva e/ou detectiva de equipamentos como motores elétricos.

Com a realização periódica da medição de tensão em eixo de motores, é possível acompanhar de forma mais aproximada as condições reais de funcionamento do equipamento, buscando identificar irregularidades.

Assim que identificadas, as falhas potenciais, como são chamadas, podem ser imediatamente tratadas, evitando assim uma falha funcional, ou seja, uma falha ou quebra do equipamento ou de algum dos seus componentes.

Ações como essas produzem muitos pontos positivos, como a redução de paradas não programadas, a possibilidade de agendamento da manutenção para troca em momentos de ociosidade, além da redução de custos com manutenções corretivas.

 

processo de medição de tensão em eixo de motores

Vantagens da terceirização do monitoramento preditivo

Porém, para realizar este tipo de serviço de monitoramento da condição, é preciso o investimento em equipamentos de medição ideais e na capacitação da equipe operacional, responsável pela execução das manutenções.

Investimento de tempo e dinheiro que, muitas vezes, pode ser considerado um obstáculo para muitas empresas. Nós falamos recentemente sobre esse e outros desafios das equipes de manutenção aqui no blog.

Uma opção, neste caso, é a terceirização do monitoramento preditivo. Nós falamos recentemente também aqui no blog sobre as vantagens desta terceirização dos processos de monitoramento.

Uma forma simples de atender às necessidades preditivas de manutenção e de medição de tensão em eixo de motores, sem grandes exigências financeiras e de treinamento, com a possível evolução gradual das ações em um processo de melhoria contínua.

Gostou deste conteúdo?

A boa notícia para os gestores que estão em busca – ou partirão em busca a partir de agora – de empresas especializadas em análises de medição de tensão em eixo de motores, é que já existem empresas voltadas para esta necessidade. 

VIBMASTER é especialista em manutenção preditiva e monitoramento de condição

A VIBMASTER é uma empresa especializada em monitoramento de condição, manutenção preditiva e/ou detectiva, e claro, na realização do serviço de medição da tensão em eixo de motores.

Se você é um profissional de manutenção e deseja entender ainda mais como funciona este processo ou realizar um orçamento para apresentação na sua empresa, acesse agora o site através do link abaixo e envie-nos uma mensagem.

 

Posts Similares