Um ventilador limpo = um balanceamento perfeito!

A VIBMASTER recentemente forneceu treinamento de balanceamento dinâmico para um cliente no Rio Grande do Sul usando um analisador/balanceador de vibração Acoem Falcon que eles compraram. Durante a aula, VIBMASTER foi convidada a auxiliar no balanceamento de um grande ventilador de ar primário.

 

Inspeção do Ventilador

O ventilador foi inspecionado antes do balanceamento e o pessoal relatou que:

  • O ventilador estava coberto de ferrugem, porque era um ventilador de aço carbono e extraía ar úmido do chão da fábrica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Várias tentativas anteriores foram feitas para equilibrar o ventilador. O ventilador poderia ser equilibrado a um nível tolerável, mas os níveis de vibração sempre aumentariam.
    • Isso é devido ao:
      • A ferrugem descasca constantemente do ventilador, alterando a massa do ventilador e fazendo com que ele fique desequilibrado novamente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • A argamassa embaixo do ventilador estava deteriorada, causando problemas de frouxidão e ressonância, devido à rigidez inadequada da base. Parte da deterioração da argamassa deveu-se provavelmente à vibração excessiva, o que impactou ainda mais a qualidade do suporte.

 

Recomendações para o rotor

O ventilador foi equilibrado a um nível “quase” aceitável pelo cliente e pela VIBMASTER. Outras recomendações foram feitas à manutenção e depto. engenharia do cliente para:

  • Limpar o ventilador com escova de aço ou jateamento para remover a ferrugem.
  • Revestir o ventilador com um revestimento industrial, para evitar ferrugem futura.
  • Reparar a base do ventilador, para melhor suportar a carga estática e dinâmica do ventilador.

Durante uma interrupção, o cliente fez os reparos recomendados e equilibrou o ventilador.  Os resultados falam por si. Uma diminuição na vibração na velocidade de funcionamento do ventilador de 0,2 IPS para cerca de 0,03 IPS! Provavelmente foi melhor do que quando o ventilador era novo!

 

Posts Similares