Sensor de vibração: o seu papel e importância no campo fabril

As vibrações mecânicas são velhas conhecidas das equipes de manutenção. Para isso, existe o sensor de vibração. Contudo, o que algumas pessoas podem não imaginar, é o seu papel e importância para os resultados no campo fabril.

 

Por isso, resolvemos escrever este artigo e mostrar não apenas o objetivo do sensor de vibração como ferramenta inserida na estratégia de manutenção, mas também da sua importância ao longo deste processo. Confira!

 

Neste artigo, você verá:

 

 

  • O papel do sensor de vibração
  • A importância do sensor de vibração para o processo de manutenção
  • O impacto das pequenas ações nos resultados no campo fabril

 

 

A análise de vibração mecânica pode ser apenas mais uma entre os tantos outros processos presentes diariamente na estratégia de manutenção e na rotina das equipes de manutenção, em busca de melhores resultados no campo fabril.

 

No entanto, ao parar para pensar e refletir alguns minutos sobre este processo simples, podemos perceber a importância desta ferramenta e os possíveis impactos na ausência da mesma na estratégia de manutenção a ser realizada.

 

Inclusive, nós já falamos aqui no blog anteriormente sobre o que são as vibrações mecânicas no cenário industrial, seus possíveis impactos no campo fabril e como lidar com este problema presente nos equipamentos.

 

O papel do sensor de vibração

 

O sensor de vibração tem um objetivo simples, identificar possíveis vibrações mecânicas irregulares, ou seja, uma falha potencial que ocorre em um determinado equipamento, a fim de notificar a equipe para realização da manutenção.

 

Porém, se na teoria a execução é tão simples como descrevemos, na prática, a ausência deste processo pode causar prejuízos para a produtividade, no comprometimento do equipamento em possível falha, como nos custos.

 

A importância do sensor de vibração para o processo de manutenção

 

Uma vibração mecânica é, muitas vezes, considerada uma falha potencial, ou seja, sinais de que um equipamento ou conjunto de equipamentos está operando com um comportamento irregular, passível de perda de eficiência e/ou capacidade. 

 

Na ausência do sensor de vibração, uma falha potencial como essa pode não ser identificada pela equipe e/ou operador, e assim progredir para uma falha funcional, podendo gerar até mesmo a falha total e a parada não programada do equipamento.

 

Neste estágio, a falha total pode significar também uma manutenção corretiva, considerada muitas vezes mais cara em relação à manutenção preventiva, causando um prejuízo para a gestão de custos do setor.

 

Além disso, uma parada não programada como essa poderia gerar o atraso no ciclo produtivo, podendo impactar nos indicadores de produtividade da empresa e assim causar ainda mais problemas para os gestores de manutenção.

 

Entre tantos outros possíveis problemas que podem ser enfrentados, como os riscos de acidentes ocupacionais e ambientais com uma possível quebra do equipamento, e a necessidade de alocação de recursos de mão de obra de forma imediata.

 

O impacto das pequenas ações nos resultados no campo fabril

 

Um pequeno sensor de vibração, uma pequena ausência e possíveis prejuízos tão grandes para o setor de manutenção. Por isso, é preciso contar com uma estratégia de manutenção que busque identificar e mapear as vibrações mecânicas.

 

Com os impactos econômicos e relacionados à pandemia no cenário industrial, os gestores estão buscando cada vez mais por novas formas e métodos para reduzir os custos e maximizar a produtividade no campo fabril.

 

Principalmente, em relação à 2022. Segundo o documento “Economia Brasileira: 2021-2022”, realizado pela CNI, a Confederação Nacional da Indústria, e divulgado pelo portal Agência Brasil, a projeção de crescimento da economia é de 1,2%.

 

Desta forma, exemplos como esse são fundamentais para mostrar a importância de um plano de manutenção bem definido, do investimento em processos como a análise de vibração mecânica, e em ferramentas, como o sensor de vibração.

 

Conheça a Vibmaster

 

Uma grande parceira das empresas neste momento, é a Vibmaster. Especializada em monitoramento de condição, a empresa conta com uma grade de produtos e serviços disponíveis quando o assunto é vibrações mecânicas na indústria.

 

Se você deseja saber ainda mais sobre estes produtos e serviços Vibmaster, basta acessar o site (através deste link ou clicando na imagem abaixo) e enviar a mensagem para um de nossos especialistas.

Posts Similares