Indústria 4.0  à manutenção preditiva

Indústria 4.0  à manutenção preditiva

A indústria 4.0 é um conceito, no qual, representa a automação industrial. Atrelado a isso, surgiram outros conceitos presentes no cotidiano da grande maioria, como: internet das coisas, computação em nuvem e sistemas ciberfísicos, que permitem o controle das entidades.

 

Essa Revolução Industrial, surge na época que a Terra encontra-se com uma expansão acelerada em termos habitacionais, as demandas aumentaram de forma proporcional e com ela, cria-se a necessidade de novas maneiras de produção. Mas como conciliar essa demanda sem aumentar os gastos da empresa de forma excessiva? Descubra neste blog conosco.

 

Qual o papel da indústria 4.0?

 

A sociedade de maneira subconsciente sentiu a necessidade de encontrar soluções para sanar essa grande escala de demanda, mas sem elevar consideravelmente os custos empresariais, tornando mundialmente conhecido e visado o termo eficiência, onde aumenta-se a produção e diminui o desperdício de materiais. 

 

Os processos de produção foram os que mais sentiram a chegada da inovação, pois através disso, surgiram problemas, tais como, a falta de capacitação e consequentemente a substituição de diversos funcionários por máquinas. Entretanto a expansão da revolução, disponibilizou a criação de novos setores, aprimorou os processos, permitiu produções em escala, reduzindo o preço final, mas com uma qualidade superior à que possuía anteriormente.

 

Além da necessidade de capacitação, surgiram outros empecilhos que arrastam-se até os dias atuais, como a manutenção de ativos, e foi através disso que foram-se criando ferramentas e técnicas para atender com maestria esse problema, exemplo da manutenção preditiva.

 

Qual a importância da Indústria 4.0 na manutenção preditiva 

ou vice e versa?

 

Interromper a produção em escala devido a falhas mecânicas, gerou um custo no planejamento das finanças nas empresas e pôs em jogo a credibilidade das marcas em atender grandes pedidos. Prever quando um ativo apresenta alterações seria muito melhor, não é mesmo?

 

Não seria, é, pois através da inovação desenvolveram-se ferramentas que pudessem monitorar de maneira tecnológica os ativos, então criou-se o conceito de manutenção preditiva, proporcionando um cuidado de precisão e evitando gastos excessivos de outros componentes que possam forçar sua capacidade para suprir falhas em outro ponto.

 

Segundo a McKinsey, empresa norte-americana do setor de consultoria empresarial, até 2025 a redução de custos, devido a manutenção preditiva que a Indústria 4.0 oportunizou, poderá chegar a 40% anualmente. Ela ainda estima que a preservação das condições do ativo reduzam a energia entre 10% e 20% mensalmente, e a eficiência no trabalho aumente entre 10% a 25% diariamente.

 

Quais métodos possuem a manutenção preditiva?

 

A inovação criou um leque de opções para trabalhar de maneira assertiva e prática, ou seja, ela pode ocorrer de diversas maneiras. Veja alguns exemplos:

 

  • Sistema de monitoramento sem fio;
  • Ultrassom;

 

Para conhecer o catálogo de produtos e serviços, e solicitar um orçamento, basta acessar o site e enviar uma mensagem.

Como podemos ajudar?

Conheça as soluções em oferecidos pela VIBMASTER, com KNOW-HOW de mais de duas décadas em monitoramento de condição, referência na área para quem busca a alta performance.

Posts Similares