Motores elétricos: falhas típicas e como evitá-las

[vc_row][vc_column][vc_column_text][vc_row][vc_column width=”1/1″][vc_column_text]Os motores elétricos servem como um componente crítico para qualquer instalação. No entanto, os motores elétricos podem estar sujeitos a uma série de problemas que levam a falhas e falhas do motor. As falhas interrompem as operações comerciais, diminuem a produtividade e impactam negativamente os resultados financeiros de uma empresa.

No entanto, monitorar a integridade dos motores elétricos normalmente não é uma prioridade para a maioria das organizações. A manutenção reativa e preventiva sempre fará parte de suas operações. No entanto, é importante avançar em direção a programas de manutenção preditiva . Os benefícios de detectar, identificar e avaliar anormalidades em motores elétricos são a diminuição de falhas do motor e menos tempo de inatividade inesperado.

Para manter as operações funcionando sem problemas, esses programas também podem levar a uma manutenção futura preditiva e prescritiva. Para chegar lá, você precisa compreender as causas subjacentes das falhas do motor. É fundamental determinar o melhor curso de ação caso ocorra uma falha. Como parte de um programa de manutenção regular, as ferramentas de diagnóstico e manutenção de última geração que incluem ferramentas conectadas, sensores e software oferecem a melhor maneira de monitorar a saúde de um motor elétrico.

O que causa falhas no enrolamento do motor elétrico?

O que faz com que os motores elétricos falhem? Condições operacionais desfavoráveis ​​– sejam elétricas, mecânicas ou ambientais – podem reduzir drasticamente a vida útil de um motor elétrico. A Autoridade Eletromecânica (EASA) cita muitas causas de falhas no enrolamento do motor elétrico , incluindo:

  • Falhas elétricas interrompem o fornecimento de energia ao motor. Isso inclui falhas de enrolamento monofásico (conectado em estrela ou triangulo) causadas por uma abertura de um fusível queimado, contator aberto, linha de alimentação interrompida ou conexão ruim.
  • As falhas de isolamento são normalmente causadas por contaminantes, abrasão, vibração ou surto de tensão. Incluindo um enrolamento que está em curto entre fases ou entre espiras, tem uma bobina em curto, está aterrado na borda do slot ou no slot, ou tem uma conexão em curto.
  • Deterioração térmica do isolamento numa fase do enrolamento do estator. Problemas de isolamento podem ser o resultado de tensão desigual entre fases devido a cargas desequilibradas na fonte de alimentação, uma conexão ruim no terminal do motor ou contato de alta resistência. Também poderia haver deterioração térmica em todas as fases do enrolamento do estator, normalmente devido a demandas de carga que excedem a classificação do motor ou por correntes muito altas no enrolamento do estator devido a um rotor bloqueado. Também pode ocorrer como resultado de partidas ou reversões excessivas.
  • Frouxidão e falhas nos rolamentos. Outra falha comum decorre de atritos mecânicos, que podem ser resultado de folga no eixo do motor e/ou nos rolamentos do motor. As falhas mecânicas mais comuns são desequilíbrio do eixo, folga, desalinhamento e rolamentos. Freqüentemente, essas falhas mecânicas estão relacionadas: desequilíbrio, frouxidão ou desalinhamento do eixo deixado sem correção causará forças aumentadas nos rolamentos, o que leva ao desgaste rápido dos rolamentos.

Diagnosticando Problemas

Para diagnosticar um problema, existem três etapas em cada categoria para ajudar a gerenciar de forma rápida e eficiente o fluxo de trabalho de reparo:

  • Passo 1: Execute análises de modos e efeitos de falha para diagnosticar a causa raiz de um problema e examinar a máquina em busca de problemas com gravidade da falha e uma recomendação de reparo. Testadores de vibração devem ser usados ​​para falhas mecânicas e analisadores de motores para falhas elétricas.
  • Etapa 2: Corrija a causa raiz do problema. Substitua os rolamentos, equilibre o eixo e/ou alinhe os eixos.

Antes de devolver a máquina ao serviço, faça uma verificação rápida para garantir que os reparos foram concluídos.

Quando você suspeita de um problema com o enrolamento do seu motor elétrico, existem três categorias de medições para ajudar a identificar a provável fonte de falhas: elétrica, mecânica e térmica.

Para obter uma visão completa, avalie os modos de falha prováveis ​​e combine as tecnologias de manutenção corretas com o modo de falha mais provável. Software de manutenção e dispositivos de coleta de dados que se integram a provedores de soluções terceirizados são ideais para isso.

Como testar problemas de motores elétricos

As técnicas de Análise de Circuito Elétrico de Motores pode ajudar a solucionar problemas elétricos nos motores. Essa ferramenta também pode verificar a saída e a distribuição de energia do inversor, descobrindo perdas de energia e melhorando a eficiência, bem como avaliar harmônicos elétricos, distorção e realizar estudos de carga.

Também, realizar testes de isolamento garantindo uma operação segura e prolonga a vida útil dos sistemas elétricos e motores, como checar a velocidade, o torque, a potência e a eficiência do motor, além de verificar a degradação do isolamento do motor.

Problemas térmicos em motores elétricos

As imagens infravermelhas são a melhor tecnologia para localizar pontos quentes elétricos em painéis e controladores de motores, para o processo de triagem e ativos mecânicos. A ferramenta de termografia consegue verificar conexões defeituosas, rolamentos superaquecidos e níveis de tanques.

Problemas mecânicos do motor elétrico

As ferramentas de vibração e alinhamento são a melhor tecnologia para diagnosticar falhas mecânicas em máquinas rotativas. Eles podem testar o alinhamento correto do eixo, desequilíbrios, folgas, desalinhamento e rolamentos.

Não fique sem saber em quais condições estão seus motores…  

 

Evite surpresas que podem afetar a disponibilidade de sua produção. Tenha controle sobre seus ativos, reduza os custos de manutenção e elimine as manutenções corretivas não programadas. 

 

Quer saber mais como podemos te ajudar? Entre em contato com a nossos especialistas: contato@vibmaster.com.br

📲 WhatsApp – (51) 99766-3278

📞RS – (51) 3585-1259

📞 SC – (47) 3278-0732

📞PR – (43) 3142-2216

📧 contato@vibmaster.com.br

🌐 www.vibmaster.com.br

 [/vc_column_text][vc_column_text]

PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO E ENTRAREMOS EM CONTATO

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column]

Erro: Formulário de contato não encontrado.

[/vc_column][/vc_row]

Posts Similares