Quantas vezes preciso alinhar esta máquina?

Um cliente entrou em contato recentemente preocupado com um trabalho de alinhamento de bomba que ele concluiu cerca de seis meses antes. Ele verificou o alinhamento novamente e descobriu que os valores do alinhamento mudaram. Ele estava preocupado por ter feito algo errado.

Expliquei a ele que ele estava realizando o alinhamento corretamente, porém a máquina poderia ter se movido. Como? Ele perguntou. Boa pergunta!

As (possíveis) respostas:

  • O alinhamento inicial foi concluído antes da instalação da tubulação ou da fiação do motor.
  • O concreto e/ou argamassa podem ter assentado.
  • A tubulação pode não ter sido apoiada adequadamente, pode ter movido a bomba ou alterações térmicas na tubulação (como alívio de tensão nas soldas) podem ter influenciado.
  • O torque de partida pode deslocar o motor.

Dicas sobre instalação de novos equipamentos

Ao instalar novos equipamentos, recomendo alinhar a máquina:

  1. Assim que for descarregado do caminhão: Ao fazer isso, os componentes motores ou acionados podem ser movidos conforme necessário. Isso também minimizará a chance de ocorrer uma condição de parafuso ou de base posteriormente.
  2. Quando a máquina é aparafusada: Deve estar próxima do alinhamento inicial, portanto os movimentos podem ser pequenos. A fixação da base da bomba à fundação pode alterar o alinhamento, torcendo a base/estrutura da máquina.
  3. Depois de todas as tubulações e conduítes terem sido conectados: A tensão da tubulação e do conduíte (seja de conduíte rígido ou flexível) também pode alterar a qualidade do alinhamento. Também é possível que alguém tenha afrouxado uma bomba para “alinhá-la” ao flange do tubo.
  4. Seis meses após a inicialização : Isso confirmará se ocorreram rejuntamento, assentamento ou outras alterações no alinhamento.
  5. Se possível, anualmente (como parte de um PM) : Você pode descobrir que, uma vez que a máquina esteja “instalada”, ela nunca muda ou pode descobrir que ela se move um pouco de ano para ano.

Uma verificação de alinhamento é rápida. Se você for realizar uma verificação de PM em uma máquina e ela já estiver travada e etiquetada, e as proteções forem removidas, uma verificação de alinhamento deverá levar apenas alguns minutos.

Isso pode evitar que você tenha problemas mais tarde.

 

Ficou com dúvidas? Precisa alinhar suas máquinas e equipamentos. Contate nossos especialistas: https://www.vibmaster.com.br/contato/

 

Posts Similares