Quatro razões pelas quais enviamos nossos compressores de ar industriais para uma sepultura precoce

Os compressores de ar industriais estão entre os ativos de trabalho mais difíceis encontrados em uma fábrica moderna. Eles devem trabalhar incansavelmente, dia após dia, para atender às demandas de ar comprimido necessárias para a produção. 

A indústria utiliza ar comprimido para uma grande variedade de aplicações. É tão comumente usado que a maioria das fábricas exige vários compressores de ar industriais para atender à demanda. O que muitas vezes é esquecido é que além do ar comprimido que é demandado para a produção, há também uma grande demanda artificial desse recurso. 

Uma demanda artificial e invisível que sobrecarrega os recursos, destrói a eficiência da produção e a sustentabilidade da planta, enquanto usurpa os lucros das empresas.

Tanto quanto 30-40% do ar comprimido é total e completamente desperdiçado. Quando um sistema de ar comprimido é vítima de vazamentos, são os compressores que são forçados a compensar. 

Quando um compressor de ar industrial tem que trabalhar horas extras para cobrir a demanda artificial causada por vazamentos de ar, ele está sujeito a mais desgaste – levando a quebras não planejadas, o que sobrecarrega as equipes de manutenção.

O uso excessivo constante de um compressor de ar industrial terá um efeito agravante na deterioração de sua confiabilidade. Embora isso possa ser compensado com a manutenção regular do compressor (geralmente o primeiro ou único curso de ação de uma equipe de manutenção), as pesquisas de vazamento de ar comprimido de rotina, realizadas com um detector de vazamento ultrassônico, são muito mais eficazes para reduzir a carga de trabalho de um compressor de ar e, portanto, prolongar sua vida útil.

Simplesmente da leitura acima, pode-se deduzir que a razão número um pela qual um compressor de ar industrial é levado a uma sepultura precoce é devido à carga imposta a eles por um sistema de ar comprimido com vazamento. 

A SDT tem visto sistemas de ar comprimido com vazamentos e negligenciados repetidas vezes – o que aponta para várias questões culturais e ideológicas gritantes, comuns na fabricação em todo o mundo.

A lista a seguir resume quatro razões pelas quais um sistema de ar comprimido entrará em desordem, forçando seu compressor de ar industrial a sofrer as consequências e fazer o sacrifício final.

– O compressor de ar industrial não é altamente classificado em um plano estratégico de gerenciamento de ativos (SAMP) de instalações.

Os compressores de ar industriais às vezes acabam sendo desassociados da produção. Seja porque eles residem na sala do compressor – longe da linha de produção, ou por algum outro motivo… compressor é terceirizado para terceiros.

Fabricantes de compressores de ar industriais como Ingersoll Rand, Atlas Copco ou qualquer outro fabricante podem assumir a responsabilidade de manter os compressores nas fábricas. 

Nessa relação, quando a manutenção e a confiabilidade de um ativo são terceirizadas, a equipe de manutenção de uma fábrica pode se desvincular desse ativo. 

Sair da classificação do SAMP de uma equipe de manutenção resulta no esquecimento do ativo e de seus componentes, o que pode se espalhar para as linhas de ar comprimido, conexões de tubos e assim por diante.

Mesmo quando a responsabilidade pela manutenção de um compressor de ar industrial recai sobre terceiros, a equipe de manutenção e confiabilidade não deve se esquecer de outros componentes que compõem seu sistema de ar comprimido ao traçar a estratégia de seu plano de gestão de ativos.

– Falta de compreensão em torno dos resultados fiscais e sustentáveis de um sistema de ar comprimido ineficiente

No seu ponto de uso, o custo associado à fabricação de ar comprimido é frequentemente negligenciado, o que pode levar a alguns usos bastante frívolos desse recurso caro. No momento em que o ar é comprimido, resfriado e seco, depois regulado e transportado para seu ponto de uso, custos significativos ocorrem.

Apenas cerca de 15% da eletricidade consumida pelo compressor resulta em ar comprimido entregue ao seu ponto de uso. Os outros 85% são perdidos com o calor da compressão do ar. Este número surpreendente de eletricidade consumida para este recurso torna-se ainda mais impressionante quando a quantidade perdida em vazamentos é contabilizada. Ar comprimido pode representar mais de 30% da conta de eletricidade de um fabricante.

A cultura de uma empresa tolera esse desperdício surpreendente e o faz por mal-entendido, não por malícia. Um mal-entendido sobre seus custos, seus prejuízos ao meio ambiente ou que o sistema está vazando em primeiro lugar.

Isso propaga o mau uso do recurso e ainda mais… minimiza a importância de manter um sistema de ar comprimido saudável.

A cultura da empresa e a cultura da equipe de manutenção e confiabilidade devem buscar maximizar a confiabilidade de cada ativo, aumentando a eficiência e a sustentabilidade sempre que possível. E não há fruta que fique mais baixa nesse aspecto do que o sistema de ar comprimido.

– Os sistemas de ar comprimido dão poucas indicações de que estão vazando e lutando para atender à demanda.

Quando um sistema de ar comprimido está vazando, nem sempre há sinais indicadores. Eles são, no verdadeiro sentido da palavra, um custo oculto. 

Certamente, ficar parado no meio de um chão de fábrica durante uma parada de manutenção revelaria centenas de vazamentos sibilantes de ar comprimido … E com um compromisso de tempo grande o suficiente, uma parte deles poderia até ser localizada e reparada.

Mas isso não é um luxo que muitas equipes de manutenção podem pagar. O que acontece quando as máquinas estão rugindo e a produção está crescendo? Vazamentos de ar comprimido não podem ser ouvidos ou vistos nessas circunstâncias.

Eles não sujam o chão nem emitem nenhum odor. Eles não representam um risco para a saúde e segurança dos trabalhadores da fábrica. E sua única ameaça real à produção é a falha iminente de um compressor de ar industrial sobrecarregado.

– Pesquisas de vazamento de ar comprimido levam tempo, esforço e criam mais trabalho

Realizar uma pesquisa de vazamento de ar comprimido em uma grande instalação de manufatura pode ser um trabalho longo e tedioso. Em qualquer instalação existem centenas de metros (se não mais) de linhas de ar comprimido, tubos de borracha e dezenas (se não mais) de outros componentes que compõem um sistema de ar comprimido. 

Todos esses componentes podem vazar, o que prejudica a pressão do sistema, a sustentabilidade da planta e os lucros finais.

Monitorar tudo isso pode parecer uma tarefa assustadora. No entanto, com a ajuda de um detector de vazamento ultrassônico ou de uma câmera de imagem acústica, localizar, marcar e corrigir vazamentos se torna muito mais simples. 

O ultrassom aproveita o poder da audição sobre-humana para localizar vazamentos que, de outra forma, seriam impossíveis de detectar em uma fábrica barulhenta. Uma câmera de imagem acústica como a SonaVu™ dá um passo adiante usando seus recursos de detecção de ultrassom junto a sua câmera para detectar vazamentos e visualizá-los em sua tela de exibição.

O SonaVu™ pode marcar vazamentos tirando uma foto ou pontos de vazamento durante a pesquisa, tornando a localização, documentação e reparo de vazamentos mais fácil do que nunca.

Conheça os nossos serviços de ultrassom e produtos SDT.

Quer saber mais sobre os nossos serviços de ultrassom e produtos SDT? Entre em contato conosco através do link: https://www.vibmaster.com.br/contato/

 

Posts Similares