Calço calibrado: vantagens e como escolher a opção ideal

funcionário operando com calço calibrado

Quem é da área industrial provavelmente já ouviu ao menos uma vez perguntas como essas: qual a importância do calço calibrado? Quais as vantagens? Como escolher a opção ideal para os equipamentos?

Por este motivo, nós resolvemos escrever esse artigo e, de uma forma simples, responder cada uma dessas perguntas com a intenção de ajudar as equipes de manutenção na busca por melhores resultados no campo fabril. Confira!

Neste artigo você entenderá:

 

  • A importância do calço calibrado na indústria;
  • Vantagens do calço calibrado em aço inox Vibmaster;
  • Como escolher a opção ideal.

 

Mancais, rolamentos e engrenagens são componentes muito comuns no cenário industrial e, na maioria das vezes, estão presentes em grande quantidade, atuando como conjuntos mecânicos de equipamentos e máquinas.

Para que esses conjuntos mecânicos trabalhem de forma eficiente, é preciso o olhar atento a um fator essencial: o alinhamento. Caso contrário, o risco de desgaste acelerado destas peças pode contribuir para a geração de falhas funcionais.

Certamente, isso tudo você já sabe. Contudo, essa explicação é muito importante para nos ajudar a entender o primeiro questionamento destacado no início deste artigo: qual a importância do calço calibrado no cenário industrial?

A importância do calço calibrado na indústria

Equipamentos não alinhados, seja pela ausência de calços calibrados ou até mesmo de um processo de alinhamento, podem contribuir para a geração de falhas potenciais, ou seja, comportamentos irregulares dos equipamentos.

Tais comportamentos podem contribuir de forma significativa para a geração de alterações no desempenho dos equipamentos, bem como o desgaste acelerado de peças e componentes, vibrações, maior consumo de energia, entre outros.

E este não é o único problema. Falhas potenciais como essas, quando não identificadas e tratadas a tempo, podem gerar também falhas funcionais, ou seja, falhas e quebras, que por sua vez, podem causar paradas não programadas.

Tudo isso, pode demandar manutenções corretivas não planejadas, prejuízos na produtividade em razão de uma possível parada não programada, impactos nos indicadores, nos custos e até mesmo nos resultados do setor e do negócio.

Nós já falamos aqui no blog, inclusive, sobre a importância do calço calibrado. No artigo “pague-me agora ou pague-me depois”, é possível identificar um cenário similar ao qual o olhar atento à qualidade dos calços calibrados pode fazer a diferença.

3 vantagens do calço calibrado em aço inox da Vibmaster

Não é apenas o uso de calço calibrado ou a sua ausência que são fatores importantes que devem ser observados. Aqui, se inicia outra jornada, a busca pela opção ideal para a sua empresa e para os seus equipamentos. 

São diversas as opções de calço calibrado no mercado. Pensando nisso, resolvemos trazer no artigo de hoje 3 vantagens do uso do nosso calço calibrado em aço inox, ou melhor, o calço calibrado em aço Vibmaster. Veja:

1 – Resistentes à corrosão

O calço calibrado Vibmaster é fabricado em aço inoxidável de alta qualidade, se tornando assim, resistente à corrosão. Um critério importante para quem procura qualidade e bom custo-benefício.

2 – Fácil remoção e ajuste

A praticidade no campo fabril também é um critério importante na avaliação dos gestores de manutenção. No dia a dia, com a rotina de manutenções atribulada, contar com calços de fácil remoção e ajuste pode ser positivo.

3 – Isentos de rebarbas

Ainda no fator qualidade e agora também de segurança ocupacional, o calço calibrado em aço inoxidável Vibmaster conta com a vantagem de ser isento de rebarbas, facilitando o trabalho da equipe de manutenção.

Como escolher a opção ideal

A partir desses critérios, como material, qualidade, segurança ocupacional e outros mais específicos, bem como tamanho e formato, por exemplo, é possível avançar para a escolha do calço calibrado ideal para utilização no campo fabril.

O mais importante aqui é a identificação das principais necessidades no campo fabril e avaliação ou comparação das opções escolhidas no mercado, a fim de encontrar aquela que atenderá melhor o seu negócio, na visão dos gestores, se tornando a ideal.    

Faça uma cotação agora mesmo

Se você gostou da opção de calço calibrado em aço Vibmaster, é possível fazer uma cotação agora mesmo. Caso você tenha alguma dúvida sobre o produto, basta enviar uma mensagem.

Posts Similares