Como a IIoT está mudando o monitoramento de condições como o conhecemos

IIoT

A Internet das Coisas Industrial (IIoT) é um tema quente e continuará a receber cada vez mais buzz, pois seus benefícios no monitoramento de condições se tornam mais aparentes através da prática.

A IIoT está projetada para se tornar um produtor de valor multibilionário no campo industrial até 2025,  e não é difícil entender o porquê. 

Desde a economia de horas extras desnecessárias e a prevenção de manutenção desnecessária da máquina até o prolongamento da vida útil de uma máquina e a detecção de erros críticos antes que eles se tornem uma bola de neve, a implementação da IIoT no monitoramento de condições pode economizar tempo, dinheiro e maquinário. 

IIoT no monitoramento de condições

A IIoT pode ser implementada no monitoramento de condições de várias maneiras, incluindo coleta de dados, análise de dados e detecção de componentes críticos da máquina para que possam ser reparados imediatamente. 

A cada ano, mais e mais ferramentas entram no mercado que usam software automatizado para detectar níveis de alarme em parâmetros definidos, bem como analisar e diagnosticar problemas. 

É importante observar que essas descobertas devem sempre ser confirmadas por um analista de vibração, técnico ou engenheiro experiente. 

Ao ter ferramentas monitorando constantemente seu maquinário mais crítico, você pode responder a erros em tempo real, ver padrões que estão surgindo muito mais rápido do que se estivesse monitorando manualmente a máquina periodicamente ou mesmo com frequência e aproveitar melhor o tempo do técnico.

Benefícios da IIoT no monitoramento de condições

A implementação da IIoT traz muitos benefícios para o campo de monitoramento de condições. 

Alguns dos benefícios incluem economia de tempo, economia financeira e aumento da segurança e produtividade da planta. 

Ao implementar a IIoT, as plantas podem identificar erros críticos mais cedo e fazer reparos imediatamente, evitando mais danos à máquina. 

A manutenção programada também pode ser eliminada porque, se sua máquina estiver sendo monitorada constantemente, você saberá exatamente quando a manutenção é necessária e não precisará depender de um calendário. 

Isso economizará tempo e dinheiro dos técnicos, porque recursos como graxa só serão usados ​​quando necessário, não quando um calendário determinar.

Desvantagens da IIoT no monitoramento de condições

Embora haja muitos pontos positivos na IIoT, nenhuma solução está livre de algumas desvantagens. 

O monitoramento constante das condições requer equipamentos de alta tecnologia, trazendo consigo uma margem de erro que deve ser levada em consideração. 

Embora seja improvável quando devidamente cuidado, o equipamento de monitoramento pode falhar, o que significa que os dados não são registrados ou coletados até que o problema seja resolvido. 

Outra desvantagem para alguns também pode ser o buy-in. Enquanto o setor está adotando a IIoT, pode levar algum tempo para que todos participem e sejam treinados. Os investimentos financeiros e de tempo da implementação da IIoT são significativos, mas provavelmente voltarão rapidamente depois que você a incorporar à sua estratégia de monitoramento de condições.

Para onde vamos daqui?

Primeiro, você precisa entender se a incorporação da IIoT em sua estratégia de monitoramento de condições faz sentido para sua planta. Pergunte a si mesmo se:

  • A economia de tempo e financeira fará com que o investimento inicial valha a pena. 
  • Você tem maquinário crítico que se beneficiaria do monitoramento constante da condição. 
  • Tempo ou recursos foram usados ​​para realizar manutenção desnecessária em máquinas OU se erros críticos deixados despercebidos por um período de tempo criaram a necessidade de reparos muito mais significativos.

Se você determinou que a incorporação de IIoT em sua estratégia de monitoramento de condição faz sentido, dê uma olhada nas opções disponíveis. 

Você também precisará revisar seu maquinário e priorizar com base na importância da máquina (considere o impacto em sua cadeia de suprimentos, é difícil ou perigoso de acessar, parece precisar de reparos frequentes). Depois de ter feito isso, comece a implementar o monitoramento constante de condições em sua estratégia de manutenção preditiva!  

Quer saber mais sobre IIoT no monitoramento de condições? Leia nosso blog e fique por dentro dos conteúdos.

Posts Similares