O que é criticidade de máquinas e por que isso é importante?

Criticidade-das-maquinas

O que é criticidade de máquinas e por que isso é importante para sua empresa?

 

A criticidade de máquinas permite definir a priorização das ações de manutenção, de forma a garantir que o sistema de produção trabalhe o mais próximo possível em sua capacidade nominal. 

Cada uma das máquinas analisadas deve ser classificada de acordo com três níveis de impacto (Método ABC) :

A = alto impacto; Equipamento altamente crítico

B = impacto médio; Equipamento moderadamente crítico

C = Sem Impacto; Equipamento de baixa criticidade

(A) Máquinas críticas e de alto impacto: Ao analisar suas máquinas e atribuir um nível crítico, pense em como sua produtividade será afetada se sua máquina quebrar e o processo parar por um turno inteiro ou mais de 8 horas.

Quão caro seria consertar essa máquina? 

Será difícil conseguir peças de reposição rapidamente?

Um exemplo disso na indústria de processamento de alimentos, a linha de máquinas pode ser configurada para processar 1000 perus por hora.E a máquina de depenar perus é a operação de gargalo; uma paralisação não programada de 8 horas é uma perda de produção de 8.000 perus.

(B) Máquinas de impacto médio e moderadamente crítico: Pense em máquinas que podem ficar inativas por volta de 4 horas. 

O custo do reparo está próximo da média das despesas. Geralmente são máquinas bem simples.

Um exemplo dessa situação, é uma operação de troca de calor, como torres de resfriamento e bombas de circulação associadas.

Em muitas indústrias, a adição e remoção de calor é crítica para manter a produção.

(C) Máquinas sem impacto e de baixa criticidade: Se a máquina quebrar, isso resultará em uma breve parada na produção ou não terá nenhum impacto na produção. 

Os reparos têm custos mínimos ou geralmente é mais econômico substituir a máquina.

Um exemplo: Em muitas operações, como fabricação de metal (fábricas de motores), o ar comprimido é necessário para o funcionamento do processo. 

Além disso, a perda de um compressor, em uma situação, em que você tem três disponíveis e só precisa de dois para operar.

Critérios importantes que são levados em consideração:

  1. Segurança : Máquinas perigosas, como prensas e guilhotinas, que podem causar sérios danos à saúde do operador
  2. Qualidade do Produto : Algumas máquinas realizam processos de alta precisão e, dessa forma, o menor nível de desalinhamento pode resultar em perda de qualidade do produto fabricado.
  3. Impacto na produção : Falhas nas máquinas de gargalo, dentro do processo de produção, podem ter um forte impacto na produtividade da planta. Em alguns casos, eles podem até levar a paradas totais de produção. Portanto, este é um critério extremamente importante na análise da criticidade.
  4. Tempo médio entre falhas (MTBF) : Este critério trata do tempo decorrido entre as falhas em uma máquina.
  5. Tempo médio de reparo (MTTR) : Este critério representa o tempo médio necessário para substituir ou reparar um componente com defeito, ou mesmo para reiniciar a máquina.
  6. Custos de manutenção : Dinheiro a ser gasto no conserto de uma máquina específica que pode falhar. Esse gasto varia de acordo com a falha, mas em geral, é possível inferir se o ativo exige gastos elevados com peças de reposição e assim por diante. Por exemplo, se o ativo for adquirido no exterior, o custo de substituição das peças defeituosas pode ser mais alto.

Analisar a criticidade de cada peça do maquinário é uma etapa essencial ao desenvolver rotas e implementar um programa de PdM.

Conheça as soluções da VIBMASTER  e solicite auxílio para identificar as máquinas A, B e C e orientá-lo na direção certa para determinar quais máquinas são as mais críticas para as operações.

Criticidade de máquinas

Posts Similares