A importância de manter a simplicidade para entender problemas comuns de vibração

Ao longo dos anos, ao treinar “novos” analistas de vibração, enfatizamos que eles mantenham a simplicidade. Muitos analistas acreditam que você deve revisar os dados da forma de onda de tempo para analisar todos os problemas do maquinário. Isso não é verdade. No entanto, alguns problemas são impossíveis de diagnosticar sem ele.

 

Problemas comuns de máquinas na indústria

A maioria dos problemas de maquinário da planta pode ser encontrada com um entendimento básico da FFT de vibração. Observe as ordens e a amplitude. Concentre-se em aprender as falhas de máquinas mais comuns na indústria. Em nossa experiencia, são eles:

  1. Falhas de rolamento
  2. Desequilíbrio
  3. Desalinhamento
  4. Folga do Rolamento
  5. questões estruturais

Se você seguir o básico à risca, não é tão difícil diagnosticar 90% desses problemas de maneira rápida e fácil.

 

Dicas para lidar com falhas da máquina

 

Defeitos de rolamento:

Seja detalhado ao inserir RPM como sempre e obtenha números de rolamento sempre que possível. Compare dados “novos” com dados anteriores. Se a frequência suspeita for nova para o FFT e não síncrona, há uma boa chance de que seja um rolamento defeituoso. Parece áspero? O rolamento está excessivamente quente? Existem mais de 2 ou 3 harmônicos da frequência? Você tem altas amplitudes de aceleração? Além disso, em caso de dúvida, altere a frequência para garantir que não seja uma harmônica de outro equipamento na área.

Desbalanceamento:

Outro problema bastante comum e facilmente detectável com a análise de vibração. Será 1X RPM geralmente no plano horizontal. Você deve ser capaz de sentir a vibração se for excessiva.

Desalinhamento:

O desalinhamento ou um acoplamento de acionamento desgastado geralmente é um problema de 2X ou 3X RPM predominante na direção axial ou horizontal. Use uma luz estroboscópica para fazer uma inspeção visual nos acoplamentos durante a operação para verificar se há desgaste e perda óbvia de graxa. Primeiro, congele o acoplamento e, em seguida, altere levemente a frequência do estroboscópio para que o acoplamento pareça girar lentamente. Procure sinais de danos, desgaste ou parafusos soltos, etc. Isso nem sempre é fácil de fazer devido a problemas de proteção. Um espelho pode ser útil em alguns casos para olhar ao redor do guarda. Esteja a salvo! O acoplamento pode parecer não estar girando, mas está.

Folga do Rolamento:

Também é um problema alto de 1X RPM e possui harmônicos clássicos da frequência 1X. Este problema pode ser visto usando uma luz estroboscópica para observar o eixo girando no rolamento ou “andando” na carcaça. Isso geralmente é diagnosticado erroneamente como um rolamento defeituoso; no entanto, é um problema adequado e deve ser inspecionado como tal. Eixos e alojamentos de rolamentos devem ser medidos para garantir ajustes adequados.

Problemas Estruturais:

Frequentemente, estará na direção de menor resistência ao movimento, frequentemente na direção vertical, se os parafusos da base estiverem soltos, soldas rachadas, bases da plataforma elevadas, etc. rachaduras, parafusos soltos, etc. Muitas vezes, você pode sentir ou ver a rachadura com uma pequena inspeção visual.

 

Revise e concentre-se no básico

Sempre revise o básico com um novo técnico e com seus colegas mais experientes, se possível. Aprender a focar no básico é fácil e recompensador quando aplicado lentamente. Sempre verifique seus dados para garantir a repetibilidade e use sua luz estroboscópica. Quando os problemas forem diagnosticados e resolvidos, tire fotos, imprima os espectros FFT para usar como referência e mostre suas descobertas. Isso pode tornar a análise de vibração divertida e próspera.

 

Ficou com dúvidas?

Nossos especialistas estão sempre a disposição para esclarecer suas dúvidas. Não deixe de nos contatar, pode ser por e-mail, contato@vibmaster.com.br ou por WhatsApp, (51) 998579237.

 

Posts Similares