Qual é a diferença entre manutenção preditiva e manutenção preventiva?

 

A manutenção preventiva e preditiva são estratégias de manutenção para minimizar o tempo de inatividade, maximizar o desempenho e manter seu equipamento em condições ideais. Quando implementados corretamente, podem melhorar a produtividade e reduzir o custo dos reparos necessários em seus ativos. Isso pode deixar você se perguntando: Qual é a diferença entre manutenção preditiva e preventiva? E qual abordagem é mais eficaz, manutenção preventiva ou preditiva?

Na verdade, os dois métodos podem funcionar bem em conjunto. As empresas bem-sucedidas adotam frequentemente uma estratégia híbrida, utilizando uma mistura de manutenção preventiva e preditiva para manter as suas operações a funcionar sem problemas.

Manutenção Preditiva vs. Manutenção Preventiva?

A principal diferença entre essas estratégias é que a manutenção preventiva segue um cronograma fixo, enquanto a manutenção preditiva é concluída conforme a necessidade com base em condições em tempo real.

O que é Manutenção Preventiva?

A manutenção preventiva geralmente é baseada no tempo. As equipes de manutenção realizam inspeções semanais, mensais ou trimestrais, dependendo das recomendações do fabricante da máquina. Além disso, a manutenção preventiva também inclui ações programadas regularmente, como limpeza e lubrificação de peças, substituição de correias e válvulas e verificação da vida útil da bateria.

A manutenção preventiva também pode ser baseada no uso, de modo que as inspeções e a manutenção ocorram depois que um ativo tiver passado por uma certa quantidade de uso (semelhante à forma como os veículos de consumo exigem trocas de óleo após um número predeterminado de milhas).

Quais são os prós e contras da manutenção preventiva?

Normalmente, as empresas programam tempos de inatividade para que as equipes de manutenção possam fazer a manutenção dos ativos e equipamentos de acordo com o planejado. Quando bem feita, a manutenção preventiva significa que há pouco ou nenhum tempo de inatividade não planejado. Isso também significa que o equipamento permanece em ótimas condições e a produtividade é a mais alta possível.

Mas a manutenção preventiva também apresenta alguns desafios inerentes . A realização de inspeções regulares é dispendiosa, tanto em termos de mão-de-obra como de falta de produtividade. A manutenção preventiva também exige manter um estoque de peças sobressalentes disponível para mudanças programadas, sejam elas necessárias ou não.

Há também o risco de que o cronograma de manutenção planejado nem sempre corresponda às necessidades dos seus ativos. Afinal, a manutenção preventiva baseia-se nas médias e recomendações de todo o setor, mas as coisas ainda podem dar errado. As médias podem não corresponder à realidade das condições de trabalho em todos os ambientes. Em alguns casos, seguir as normas pode levar ao excesso de manutenção; em outros casos, o equipamento pode quebrar entre as atividades planejadas.

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva depende da tecnologia Internet das Coisas (IoT), também conhecida como tecnologias de manutenção preditiva , bem como de conectividade e análise de dados para coletar dados sobre a integridade da máquina e identificar possíveis problemas com seu equipamento para que sua equipe de manutenção possa resolvê-los de forma rápida e proativa antes eles aumentam.

Enquanto a manutenção preventiva depende das normas e melhores práticas do setor, a manutenção preditiva depende dos dados da própria máquina para determinar quando os ativos precisam de manutenção. A abordagem de manutenção preventiva utiliza sensores que monitoram continuamente o seu equipamento e o ambiente em busca de quaisquer sinais de deterioração. Esses sensores de monitoramento de condição indicam a integridade da máquina, como medições de vibração , temperatura, acústica, potência e muito mais. As ferramentas de aprendizado de máquina pegam os dados e os analisam, procurando indicações de que seu equipamento está deteriorado ou precisa de reparos.

Quais são os prós e contras da manutenção preditiva?

Quando bem feita, a manutenção preditiva minimiza a frequência da manutenção, ao mesmo tempo que reduz o tempo de inatividade. Ao contrário da manutenção preventiva, a manutenção preditiva não é realizada dentro de um cronograma rigoroso. Isso significa que os reparos necessários podem ser feitos quando o seu equipamento já estiver off-line, durante trocas programadas ou durante limpezas programadas.

A manutenção preditiva também pode substituir as inspeções manuais. Os sensores podem inspecionar seus ativos constantemente, para que você não precise interromper suas operações para que uma equipe de manutenção venha inspecioná-los manualmente. Os sensores também podem ser colocados em peças internas pequenas, para que as equipes de manutenção possam identificar com mais facilidade a localização exata de qualquer problema, permitindo que os reparos sejam direcionados exatamente para o local certo.

Como qualquer outra coisa, a manutenção preditiva apresenta alguns desafios . Tende a ter custos iniciais mais elevados do que outras estratégias de manutenção, uma vez que envolve a aquisição de sensores e o software necessário para recolher e interpretar dados. A manutenção preditiva também exige funcionários — ou parceiros de confiança — que sejam exaustivamente treinados na coleta e análise de dados necessários para tornar essa abordagem bem-sucedida.

Os benefícios de uma abordagem de manutenção proativa

Vamos pensar um pouco sobre a manutenção proativa em contraste com os métodos reativos tradicionais. Por exemplo, executar até a falha significa nunca ter que programar tempo de inatividade para fazer manutenção em equipamentos ou solicitar novas peças. Significa não ter que fazer inspeções regulares ou estudar dados de desempenho.

No entanto, também significa um tempo de inatividade não planejado significativo sempre que há uma avaria. Estudos estimam que o tempo de inatividade não planeado está a custar aos fabricantes até 50 mil milhões de dólares todos os anos em perda de produtividade, custos de reparações e horas de trabalho perdidas.

A manutenção proativa – seja manutenção preventiva, manutenção preditiva ou uma combinação de ambos os métodos – pode economizar tempo e custos para sua empresa no longo prazo. A manutenção proativa pode ajudá-lo a evitar paralisações não planejadas, economizando tempo e dinheiro para sua empresa e conquistando uma reputação de confiabilidade. O melhor de tudo é que a manutenção proativa proporciona a tranquilidade de saber que você está preparado para tudo o que surgir no seu caminho.

Em busca de um parceiro de confiança para sua estratégia de manutenção: Contate nossos especialistas: https://www.vibmaster.com.br/contato/

 

 

Posts Similares