10 motivos para investir em manutenção preventiva na indústria

Por que investir em manutenção preventiva na indústria? Uma pergunta simples, mas que pode se transformar em um grande desafio para os gestores no campo fabril. Não apenas sobre o porquê investir, mas também sobre como fazer isso.

 

Sendo assim, selecionamos 10 motivos para investir em manutenção preventiva na indústria, e ao final, trouxemos uma possível oportunidade para dar o primeiro passo e partir em busca dos resultados necessários e desejados. Confira!

 

Neste artigo, você verá:

 

 

  • Os desafios no cenário industrial e a expectativa para 2022
  • A importância do plano de manutenção
  • 10 motivos para investir em manutenção preventiva na indústria

 

 

Os desafios no setor de manutenção são muitos. Inclusive, nós já falamos aqui no blog anteriormente, por exemplo, sobre alguns dos desafios que as equipes de manutenção podem enfrentar no dia a dia, à frente das demandas no setor.

 

Assim como já falamos também sobre o Coronavírus. Um grande desafio para as equipes de manutenção, que tiveram que lidar com os impactos da pandemia no cenário industrial e com possíveis mudanças no dia a dia do setor.

 

Os desafios no cenário industrial e a expectativa para 2022

 

Desafios estes, entre tantos outros, que ainda refletem nos resultados de 2021 e impactam o cenário industrial de diversas formas, exigindo das equipes de manutenção um olhar atento à estratégia para driblar os obstáculos.

 

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, e divulgado pela Agência Brasil, mostra uma queda no otimismo do empresário industrial em 28 setores, no mês de dezembro. 

 

No entanto, as expectativas para 2022 são positivas. A mesma CNI projeta crescimento do PIB do Brasil em 1,2% para o próximo ano, segundo matéria publicada pelo Portal da Indústria.

 

A importância do plano de manutenção

 

Com isso, gestores e equipes de manutenção estão em busca de melhores processos, ferramentas e iniciativas para reduzir os custos, maximizar a produtividade e conquistar melhores resultados no campo fabril.

 

E desta forma, superar os desafios e obstáculos presentes no cenário atual, e claro, iniciar o próximo ano de forma organizada, estruturada e preparada para encarar os próximos desafios e obstáculos que surgirão ao longo de 2022.

 

O plano de manutenção, então, entra em foco com o objetivo de definir a estratégia que será utilizada no setor em busca destes resultados. E nele, uma das figuras que podem se tornar um grande diferencial é a manutenção preventiva.

 

10 motivos para investir em manutenção preventiva na indústria

 

Somente o cenário atual e os desafios das equipes de manutenção poderiam se tornar uma oportunidade e bons motivos para investir na manutenção preventiva na indústria. Todavia, existem outros bons motivos para isso.

 

Abaixo, então, trouxemos 10 motivos para investir em manutenção preventiva na indústria, e que podem contribuir para a conquista de melhores resultados ao longo da execução do plano de manutenção. Veja agora:

 

#1 Controle de custos

 

Um dos principais motivos do investimento na manutenção preventiva na indústria é o controle de custos. Por serem muitas vezes mais baratas às manutenções corretivas, as manutenção preventivas podem contribuir para este objetivo. 

 

#2 Maximização da produtividade

 

Além de serem consideradas mais baratas muitas vezes, as manutenções preventivas também auxiliam na agenda de manutenção, evitando paradas não programadas e quebras que podem prejudicar o ciclo produtivo.

 

#3 Otimização da mão de obra

 

Ao aplicar uma estratégia de manutenção preventiva, é possível otimizar a equipe de mão de obra, evitando acúmulos de tarefas e/ou funções, além da organização destas tarefas em relação às necessidades dos equipamentos. 

 

#4 Melhoria contínua

 

Com o investimento em uma estratégia de manutenção preventiva na indústria, é possível avançar, posteriormente, para possíveis novos e melhores processos, como a manutenção preditiva ou até mesmo a terceirização dos serviços.

 

#5 Mudança de cultura

 

Isso se dá pelo avanço da cultura de manutenção, ou seja, é possível transmitir a todos os colaboradores presentes no campo fabril os resultados da estratégia utilizada, e assim buscar motivação para a continuidade da mesma.

 

#6 Capacitação profissional

 

Com uma nova estratégia sendo utilizada, novos métodos, novos processos e talvez novos equipamentos, é possível integrá-la ao plano de desenvolvimento de carreira dos colaboradores, investindo na capacitação profissional dos mesmos. 

 

#7 Avanço da tecnologia

 

E ainda, abrindo portas para o investimento de novos equipamentos, novas tecnologias e novos métodos de trabalho, que venham a contribuir ainda mais para para o sucesso do setor de manutenção e na integração com os demais setores.

 

#8 Segurança ocupacional

 

Outro fator muito importante no investimento da manutenção preventiva na indústria é a segurança ocupacional. Equipamentos que recebem uma estratégia de manutenção adequada, oferecem menos riscos aos operadores.

 

#9 Segurança ao meio ambiente

 

Podemos citar também a segurança ao meio ambiente, no caso de equipamentos que possuem o risco de contaminação do solo, do ar ou da água, por exemplo, em caso de falhas e quebras durante o seu funcionamento.

 

#10 Promoção da marca

 

Para finalizar, um fator que pode contribuir para também para o desempenho da empresa é a promoção da marca. Ao conquistar os benefícios acima citados, é possível transmitir esses resultados ao mercado de forma positiva.

 

Conheça a Vibmaster

 

Se você, gestor de manutenção, enxergou na sua empresa uma oportunidade de melhorar os resultados no setor através da manutenção preventiva, é possível que o próximo questionamento seja como fazer isso de forma eficiente.

 

Neste caso, uma grande parceira das empresas quando o assunto é manutenção preventiva na indústria, é a Vibmaster. Especializada em manutenção preventiva, preditiva e no monitoramento de condição, a empresa pode se tornar uma solução.

 

Seja para empresas que estão iniciando a aplicação de um processo preventivo ou para aquelas que já possuem um plano de manutenção em atividade, a Vibmaster possui uma grade de produtos e serviços disponíveis.

 

Para saber mais sobre estes produtos e serviços da Vibmaster, basta acessar o site (clicando neste link ou na imagem abaixo) e enviar uma mensagem para um de nossos especialistas, que responderão o mais breve possível.

Posts Similares