Como lidar com as vibrações mecânicas na indústria?

trabalhador da indústria realizando análise de vibrações mecânicas

As vibrações mecânicas na indústria são comportamentos comuns em equipamentos, mas quando acima do limite ideal, podem se tornar falhas potenciais, podendo gerar também paradas não programadas e prejuízos.

Quer saber mais sobre o que são vibrações mecânicas, como elas podem afetar a produtividade e os resultados na indústria, e como lidar com elas a curto e longo prazo? Continue a leitura deste artigo.

Neste artigo você entenderá:

  • O que são vibrações mecânicas na indústria;
  • Qual o possível impacto das vibrações nos resultados;
  • Como lidar com as vibrações mecânicas.

Manutenção industrial, produtividade e tecnologia

O objetivo principal da gestão da manutenção em uma empresa é manter a atenção à produtividade, e claro, equilibrar esta operação aos custos, buscando resultados cada vez melhores. Principalmente, neste momento. 

Somente na passagem do mês junho para julho, segundo a Pesquisa Industrial Mensal do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, houve um recuo na produção industrial em sete dos quinze locais acompanhados.

Além disso, de acordo com uma análise divulgada pelo portal Terra em setembro, os próximos meses serão decisivos para o PIB no cenário pós-pandemia, o que pode nos mostrar a importância de um olhar atento à produtividade e aos custos.

Mas, para que isso aconteça, talvez seja importante também ir além da manutenção preventiva, utilizando os benefícios da tecnologia para conquistar melhores resultados no campo fabril, através da manutenção preditiva. Acompanhe.

O que são vibrações mecânicas na indústria?

Como vimos, vibrações mecânicas na indústria são comportamentos comuns encontrados em equipamentos. Porém, este fato não diminui a importância de um olhar atento para estas situações, minimizando riscos.

Vibrações mecânicas fora do ideal podem se tornar falhas potenciais, ou seja, situações irregulares em equipamentos ou conjuntos de equipamentos, que podem se tornar indícios para a geração de falhas funcionais.  

Essas vibrações irregulares podem ter sido geradas por inúmeros fatores, como “estresse” do equipamento, consequência pelo desgaste de alguma peça ou componente essencial, condições de uso irregulares, entre tantos outros fatores.

Qual o possível impacto das vibrações nos resultados

Se não tratadas, estas vibrações podem se estender e gerar falhas funcionais, ou seja, falhas e quebras parciais ou totais do equipamento, gerando manutenções corretivas, que muitas vezes, são mais caras em relação à manutenção preventiva.

E ainda, estas falhas e quebras podem ocorrer e causar uma parada não planejada da produção, gerando prejuízos financeiros não somente para o centro de custo de manutenção, mas para todo o ciclo produtivo.

Como lidar com as vibrações mecânicas?

Para fugir destes problemas, os gestores de manutenção buscam na manutenção preventiva ou manutenção preditiva as respostas para identificar, mensurar e corrigir estas vibrações mecânicas na indústria.

Na manutenção preventiva, inspeções e manutenções periódicas entram em cena buscando identificar estas vibrações mecânicas e diversos outros possíveis problemas. Já na manutenção preditiva, a intensidade é ainda maior.

Com o apoio da tecnologia, a manutenção preditiva tem como foco o monitoramento das condições reais do equipamento, por meio de sensores e/ou equipamentos especializados para este tipo de atividade e avaliação.

Contudo, como definir o tipo de manutenção essencial para cada equipamento? A resposta está na criticidade de manutenção.  Inclusive, nós já falamos aqui no blog sobre programas de manutenção ideais para instalações industriais.

É claro que existem equipamentos disponíveis para este tipo de análise e outros não. Por isso, um passo importante após a definição da criticidade de manutenção de cada equipamento, é a avaliação de quais podem participar deste processo.

Um ponto positivo para os gestores que desejam avançar para este nível de maturidade no setor de manutenção, é que já existem empresas especializadas em manutenção preditiva e monitoramento de condição disponíveis no mercado.

VIBMASTER é referência em manutenção preditiva

A VIBMASTER é uma empresa brasileira que é referência no mercado quando o assunto é manutenção preditiva, monitoramento de condição, assim como também, análise de vibração mecânica em equipamentos industriais.

Seja para a realização da análise de vibração internamente, através da equipe de manutenção, ou na terceirização deste serviço, a VIBMASTER possui uma linha de equipamentos e serviços para este objetivo.

Entre em contato conosco agora mesmo através do link abaixo, e veja com um dos nossos especialistas como podemos ajudar a identificar, mensurar e reduzir as vibrações mecânicas na sua empresa.

 

Posts Similares