Causas raiz de falha de máquinas

Causas raiz de falha de máquinas

Como profissionais de manutenção e confiabilidade, temos uma tremenda responsabilidade de manter as máquinas em nossas instalações em operação. Enquanto o mundo inteiro passa por essa pandemia, água, energia, alimentos, remédios e muitos outros itens essenciais continuam a ser fornecidos.

Ter as habilidades e conhecimentos necessários é fundamental para garantir que possamos manter esses serviços essenciais disponíveis. Compreender as causas básicas das falhas de máquinas nos ajudará a evitar paralisações não programadas e interrupção desses serviços.

 

Suas máquinas podem ser barulhentas, quentes, vibrando excessivamente, cavitando ou ter óleo de aparência escura. Essas condições são sintomas de uma causa raiz mais profunda. Você pode reparar, substituir, reconstruir ou remover sintomas e ainda não se livrar da causa raiz. A causa raiz é o motivo fundamental ou principal da falha.

 

As causas básicas podem ser problemas como desequilíbrio, desalinhamento, lubrificação deficiente, ressonância, contaminação por partículas, contaminação por umidade, pé manco ou muitos outros tipos de problemas. Pense sobre essas diferenças nos sintomas e nas causas básicas, como uma erva daninha. Você pode continuar cortando uma erva daninha, mas normalmente ela volta a crescer e é necessário cortá-la novamente. Se você tirar um tempo para arrancar a erva daninha com todas as suas raízes, espero que nunca mais tenha que lidar com ela.

 

Prevenir as causas básicas também é muito mais barato do que removê-las, uma vez que elas estão estabelecidas. Vejamos algumas maneiras de prevenir as causas raízes das falhas na lubrificação versus maneiras de removê-las.

 

  • Exclusão de contaminante lubrificante = mais barato
  1. Filtro de óleo novo
  2. Use respiradores de boa qualidade
  3. Use métodos de aplicação de lubrificação adequados
  4. Selos de atualização
  5. Use botas de haste do cilindro hidráulico
  • Remoção de contaminante lubrificante = caro
  1. Atualizar filtros do sistema
  2. Desidratação a vácuo
  3. Separação centrífuga
  4. Esvaziamento do sistema
  5. Filtros de absorção de água

 

Ter uma equipe de manutenção bem treinada e equipada com as ferramentas e o conhecimento corretos pode ajudar a manter as causas raízes das falhas do maquinário eliminadas ou pelo menos ao mínimo. Aqui na VIBMASTER, temos paixão por treinar e compartilhar informações. Deixe-nos ajudar a equipá-lo com as ferramentas e o treinamento para auxiliá-lo no caminho da confiabilidade!

Posts Similares