6 falhas comuns de máquinas rotativas

6 falhas comuns de máquinas rotativas

Os programas de manutenção preditiva bem-sucedidos dependem da experiência e das ferramentas das equipes responsáveis pela manutenção das máquinas. Identificamos 6 falhas de máquina comuns que você provavelmente encontrará em suas rotas de manutenção.

Os defeitos do rolamento incluem desgaste em qualquer parte de um rolamento. Isso pode significar abrasão, danos por pressão, estrias e corrosão. Esses problemas normalmente ocorrem como resultado de outra falha de máquina subjacente, como desalinhamento ou instalação incorreta.

A correção:  
1. Desligamento e bloqueio.
2. Remova o rolamento.
3. Execute a análise de falha do rolamento.
4. Inspecione e meça o desgaste dos ajustes do eixo e da casa.

 

Cavitação ocorre quando cavidades (bolhas de vapor de baixa pressão) se formam no líquido no lado da sucção da bomba. Quando essas cavidades entram na seção do impulsor, a pressão se equilibra e elas frequentemente implodem na superfície do impulsor.

A solução:
1. Verifique e registre a sucção, a pressão de descarga e o fluxo.
2. Compare esses valores com as especificações originais e BEP da curva da bomba.
3. Verifique se há restrições de fluxo, como válvulas posicionadas incorretamente ou níveis do tanque.
4. Verifique o fluido quanto à viscosidade adequada.
5. Desligamento e bloqueio.
6. Verifique o impulsor e a voluta quanto a desgaste ou bloqueios.
7. Faça reparos ou correções conforme necessário.

 

O desgaste da engrenagem envolve a remoção ou deslocamento de material na superfície dos dentes da engrenagem devido à ação mecânica, química ou elétrica. Os três principais tipos de desgaste são adesão, abrasão e polimento. As causas comuns de desgaste das engrenagens são desalinhamento ou lubrificação insuficiente.

A correção
1. Faça a análise de lubrificação.
2. Desligamento e bloqueio.
3. Inspecione o padrão de funcionamento do dente da engrenagem quanto a desgaste e alinhamento adequado.
4. Repare / corrija conforme necessário.
5 Faça novamente as leituras de vibração e analise.

 

O desalinhamento ocorre quando as linhas centrais do eixo do acionador e da (s) máquina (s) acionada (s) não estão alinhadas nos planos vertical e horizontal. Isso é comum após a substituição inadequada do maquinário.

A correção
1. Desligamento e bloqueio.
2. Verifique se há fixadores soltos e deterioração da base.
3. Inspecione o acoplamento quanto a desgaste e manutenção adequada.
4. Faça um alinhamento de precisão.

 

A ressonância estrutural é a vibração excessiva de um componente, como uma base de máquina ou estruturas de suporte. Isso é causado pela freqüência natural coincidindo com uma freqüência forçada. A ressonância pode ser difícil de corrigir, especialmente se houver alterações na operação da máquina.

A correção
1. Determine se houve uma mudança na operação da máquina desde a instalação.
2. Verifique a estrutura da máquina e as conexões, como tubos, suportes de reforço e dutos, quanto a folga ou deterioração.
3. Repare / corrija conforme necessário.
4. Faça novamente as leituras de vibração e analise.

 

O desequilíbrio é a distribuição desigual de massa em torno de um eixo rotativo. As causas comuns de desequilíbrio são acúmulo de matéria estranha (sujeira, tinta, ferrugem), lâminas ou palhetas quebradas e fixadores ausentes no elemento rotativo.

A correção:
1. Desligamento e bloqueio.
2. Verifique se há fixadores soltos e deterioração da base.
3. Se houver, verifique a condição do isolador de vibração.
4. Inspecione os componentes rotativos quanto à limpeza, desgaste e acúmulo de detritos.
5. Repare / corrija conforme necessário.
6. Faça novamente as leituras de vibração e analise.
7. Se as leituras de vibração ainda estiverem altas, programe o equilíbrio do campo.

 

 

Obviamente, você não precisa confiar apenas em sua própria experiência para identificar falhas na máquina. É para isso que a tecnologia moderna e nossa equipe de especialistas estão aqui. Confira  as soluções da VIBMASTER em Manutenção Preditiva por Análise de Vibrações, Alinhamento a Laser e Balanceamento para realizar avaliações do estado da máquina e verificar quanto às falhas descritas acima. Se você realmente deseja assumir o controle de seu programa de manutenção, tornando-se o especialista de que sua equipe precisa, verifique nossa página de treinamento para obter informações sobre treinamentos práticos.

 

A VIBMASTER, por exemplo, referência no segmento de manutenção preditiva no sul do país, investe no desenvolvimento constante para seguir evoluindo os seus serviços e oferecer as melhores soluções de manutenção preditiva para seus clientes. Entre em contato e saiba mais! 

Como podemos ajudar?

Conheça as soluções em oferecidos pela VIBMASTER, com KNOW-HOW de mais de duas décadas em monitoramento de condição, referência na área para quem busca a alta performance.

Posts Similares