Mancais: como resolver problemas rotineiros

Mancais como resolver problemas rotineiros

Neste artigo, você verá:

  • A importância dos mancais
  • 3 cuidados básicos na manutenção de mancais
  • O balanceamento em campo como diferencial

 

Os mancais são equipamentos de extrema importância para os sistemas mecânicos, sendo eles uma peça fundamental para o suporte do eixo. Sendo assim, estão relacionados automaticamente com a produtividade da área de manutenção, e claro, com a geração de custos.

Assim como os rolamentos, os mancais também necessitam de cuidados essenciais para que possam oferecer desempenho contínuo e uma ampla vida útil. Seguindo os principais cuidados com a peça.

Para auxiliar a sua empresa na busca por este objetivo, selecionamos algumas dicas de manutenção fundamentais para manter os mancais em excelentes condições de uso e assim extrair deles resultados positivos de produtividade.

 

Manutenção Preventiva

Lubrificação

O objetivo da lubrificação não é somente neutralizar o atrito, mas também reduzir vibrações, controlar o aquecimento, além de proteger os componentes em diversos aspectos. Desta forma, rotinas de lubrificação tornam-se essenciais para garantir o bom funcionamento do equipamento e a durabilidade da peça.

Hoje, já existem no mercado modelos de mancais que não necessitam de lubrificação, ou, até recebem, mas através de diferentes processos, como é o caso dos mancais aerostáticos. Porém, no caso dos mancais de rolamento ou de deslizamento, a lubrificação ainda é fundamental.

Estabelecer um plano de lubrificação impecável, então, identificando todos os equipamentos a serem lubrificados, e claro, os pontos que receberão esta manutenção preventiva, é uma das tarefas primordiais para garantir a produtividade destes equipamentos no campo fabril.

 

Manutenção Preditiva

Balanceamento em campo

Um grande problema para os mancais, assim como também, é claro, para muitos outros equipamentos, é a vibração. Quando não controlada, a vibração pode atingir níveis excedentes ao aceitável e trazer muitos problemas para a equipe de manutenção.

Problemas como desgaste precoce dos componentes, avarias no equipamento devido o afrouxamento de parafusos, trincas, entre muitos. Mas, todos, que podem ser solucionados com a estruturação de um processo básico na manutenção, chamado de manutenção preditiva, e a aplicação do balanceamento em campo.

A finalidade do balanceamento em campo é reduzir o estresse mecânico nesses equipamentos, ou seja, reduzindo as vibrações através do equilíbrio dos rotores, é possível diminuir as vibrações que atuam sobre os equipamentos, estabelecendo níveis aceitáveis.

 

Manutenção Corretiva

Recuperação de mancais

Como o tipo de manutenção muitas vezes não depende de uma escolha em si, mas sim de um nível de maturidade que se encontra o gerenciamento das informações, há casos onde os sintomas, como as vibrações, por exemplo, não são percebidos no tempo necessário, e os mancais sofram danos que necessitam de recuperação.

A qualidade do processo de recuperação é essencial para o desempenho do equipamento na reinserção no campo fabril. Por isso, o recomendável é destinar a realização deste processo para o fabricante ou empresas especializadas. Contudo, diversas vezes, este processo se torna inviável, fazendo com que a troca da peça seja a melhor escolha possível.

 

Desta forma, é possível monitorar eventuais manutenções corretivas, minimizando os riscos de perda, e estruturar o planejamento de manutenção preventivo e preditivo, agregando valor aos processos, garantindo a produtividade dos mancais, além da ampliação da vida útil da peça e dos seus componentes.

 

Conheça as soluções da VibMaster que podem ajudar na manutenção preditiva de mancais: Alinhamento a laser, Balanceamento, Análise de Lubrificação, Ultrassom e Análise de Vibração.

 

Posts Similares