5 Ferramentas para eletricista industrial que são indispensáveis

ferramentas para eletricistas industriais

Neste artigo, você verá:

  • O cenário industrial e as expectativas para o futuro
  • Os desafios do eletricista industrial
  • 5 ferramentas para eletricista industrial

 

A indústria 4.0 está chegando e promovendo inúmeras mudanças no cenário industrial. A automação dos processos, a criação de ferramentas de controle cada vez mais eficazes e a busca por números minuciosos no combate aos custos desnecessários ou excessivos, e contra todos os devoradores de resultados. Juntamente com essa revolução, estão sendo desenvolvidas cada vez mais ferramentas para eletricista industrial que buscam facilitar o trabalho na indústria de forma mais rápida e segura.

Embora toda esta tecnologia ainda seja uma realidade talvez até distante para muitas empresas, existem muitos recursos e ferramentas disponíveis no mercado que exigem um baixo investimento em relação aos projetos futuros, mas que produzem resultados significativos na gestão de custos e na administração da produtividade.

 

Os desafios do eletricista industrial

Um eletricista industrial, por exemplo, tem sob a sua responsabilidade a manutenção do conjunto elétrico industrial, visando garantir o pleno funcionamento dos equipamentos, não permitindo a geração de obstáculos que possam contribuir para perdas de performance e desempenho no processo produtivo, ou seja, um verdadeiro desafio.

Ainda mais, quando estas rotinas, muitas vezes, exigem a execução de inúmeras tarefas e a utilização de equipamentos que tragam agilidade, eficiência e eficácia para que se possa alcançar o objetivo, seja ele qual for, sem perdas de tempo e de custo no processo fabril. Na teoria, parece tudo muito fácil.

No entanto, quando não planejadas, e sem o apoio das ferramentas adequadas, estas tarefas podem se tornar um verdadeiro pesadelo na vida do gestor, e o alcance do objetivo dentro do prazo, e sem prejuízos, tão almejado pela equipe técnica e os gestores de custos, acaba indo por água abaixo.

 

5 ferramentas para eletricista industrial

Por este motivo, selecionamos 5 ferramentas que contribuem – e muito – na execução das rotinas de um eletricista industrial, para que seja possível manter a distância essencial dos imprevistos e falhas e que podem, sem dúvidas, se tornar grandes armas na busca por melhores resultados.

 

1. Testadores de tensão sem contato

Testadores de tensão sem contato - ferramenta para eletricistas

Os testadores de tensão sem contato permitem detectar se conexões estão ou não energizadas de forma simples, prática e eficiente, identificando possíveis falhas sem a necessidade da realização de paradas não programadas, e a possibilidade de organizar a manutenção corretiva na próxima parada planejada de manutenção.

 

 

2. Voltímetro

voltímetro - ferramenta para eletricistas

Os voltímetros, ou medidores de tensão, são ferramentas extramamentes versáteis, capazes de realizar a medição da tensão em circuitos ou sistemas elétricos, de forma segura e mantendo a qualidade na aferição das tensões no conjunto fabril.

 

3. Multímetro digital

multímetro digital - ferramenta para eletricistas

O multímetro digital é um multitarefa fundamental para o professor eletricista industrial, pois permite o registro de medições elétricas através de parâmetros identificados automaticamente por meio dos soquetes plugados, impedindo a configuração incorreta do aparelho.

 

4. Alicate amperímetro

Alicate amperímetro - ferramenta para eletricistas

O alicate amperímetro identifica automaticamente a diferença entre correntes, e fornece a gestão automatizada de parâmetros elétricos, como resistência e continuidade, tornando a rotina muito mais segura e geradora de dados extremamente confiáveis.

 

5. Medidor de corrente

Medidor de corrente - ferramenta para eletricista

O medidor de corrente atua basicamente como um facilitador e permite realizar a medição em circuitos elétricos e sistemas de tensão, buscando o fluxo de consumo de tensão através de parâmetros definidos previamente.

 

As ferramentas para eletricista industrial o fazem ganhar força para vencer os seus desafios diários no setor, e a empresa motivação para conhecer os benefícios da tecnologia aplicadas no mais profundo processo no campo fabril.

 

Veja esses e outros equipamentos de alta tecnologia para medições de parâmetros elétricos.

 

 

Posts Similares