Solução na Manutenção: a Locação como Alternativa para Reduzir Custos

reduzir custos manutenção

Solução na Manutenção: a Locação como Alternativa para Reduzir Custos

Reduzir os custos, que já era uma expressão comum no universo dos gestores de manutenção, se tornou ainda mais evidente nos últimos meses, em razão dos impactos no setor industrial, causados pela evolução da pandemia do coronavírus, que exigiu medidas drásticas e imediatas no meio fabril em todo o país. Por outro lado, para essas mesmas empresas, os próximos meses pedem a maximização da produtividade no chão de fábrica, buscando superar os rastros deixados pela doença e recuperar o tempo perdido com as baixas nas equipes ou até mesmo com as paralisações no ciclo produtivo ocorridas durante o período de quarentena.

 

As mudanças no Setor de Manutenção para Superar a crise

Porém, como conciliar redução de custos e maximização da produtividade? A resposta para esta pergunta pode estar na descentralização dos serviços de manutenção, gerando novas soluções, adaptáveis ao cenário atual, para cada necessidade do setor, visando manter a produtividade e a qualidade do ciclo produtivo, com o menor custo possível.

É a chamada economia criativa, ou seja, fazer a mesma coisa, mas de um jeito mais simples ou mais barato, sem perder a qualidade. Cabe ao gestor, neste caso, avaliar os principais métodos e processos utilizados na manutenção, e partir em busca iniciativas pautadas nas novas metas de custos e produção pós-pandemia.

Possibilitando assim, a permanência da operação em campo, com o foco na redução de paradas não programadas e manutenções corretivas, evitando gastos desnecessários e excessivos, e estimulando melhores indicadores de disponibilidade do parque fabril e confiabilidade das máquinas e equipamentos.

 

Manutenção Preditiva: Adaptar para Ganhar

Mas, o que mudar? Uma das principais alternativas que tem ganhado força no mercado e a confiança dos gestores no campo fabril, é a manutenção preditiva. Antes vista pela grande maioria apenas como um objetivo futuro, pelo investimento necessário em hardwares e softwares, o conceito agora é visto como uma oportunidade.

Isso porque atinge as principais dores do cenário atual: os custos, com o foco na prevenção de falhas potenciais, responsáveis pelas manutenções corretivas, constantemente mais caras, a produtividade, reduzindo ou eliminando paradas não programadas, que afetam o ciclo produtivo, e claro, a segurança dos colaboradores.

Com o acompanhamento remoto dos equipamentos, além de ganhar força na precisão das informações no combate aos gastos excessivos e desnecessários, e às falhas e quebras no campo fabril, a iniciativa ajuda na redução de ações manuais dos técnicos, no combate ao coronavírus, por meio do monitoramento e análise remota, ou seja, sem contato humano.

 

A Locação de Equipamentos como Alternativa para Reduzir Custos

Para facilitar ainda mais a imersão das empresas no mundo da manutenção preditiva, para quem antes utilizava apenas corretivas e preventivas no planejamento, ou necessitava de investimentos significativos em sensorização e equipamentos de monitoramento remoto, um modelo de negócio pode contribuir – e muito – nesse processo.

A locação de equipamentos. O modelo, permite a imersão parcial, não necessitando investimentos significativos iniciais, alocando os equipamentos de acordo com o avanço do projeto, permitindo a validação dos métodos e processos a serem implementados, equilibrando os custos e fornecendo capacidade para a mudança.

No sul do Brasil, por exemplo, a Vibmaster, empresa especializada em equipamentos para monitoramento e análise remota, permite a locação das principais ferramentas utilizadas na manutenção preditiva. Para conhecer o catálogo de produtos e serviços, e solicitar um orçamento, basta acessar o site e enviar uma mensagem.

 

Como podemos ajudar?

Conheça as soluções em oferecidos pela VIBMASTER, com KNOW-HOW de mais de duas décadas em monitoramento de condição, referência na área para quem busca a alta performance.

Posts Similares