Shock Pulse (SPM): Inovação para Manutenção Preditiva, método utilizado em parques de Energia Eólica

SPM - Shock Pulse Method

Shock Pulse (SPM): Inovação para Manutenção Preditiva, método utilizado em parques de Energia Eólica

A energia eólica é a mais rápida crescente fonte de geração de energia no Brasil. Ao longo dos próximos anos, a energia eólica vai contribuir para a geração de mais de 19.000 postos de trabalho, R$ 6 bilhões em investimentos, 2,7 milhões de casas fornecidas e 1,3 milhões de toneladas de CO2 evitadas. Em 2015,113 novos parques eólicos estariam em construção.

 

As turbinas eólicas são equipamentos, que geralmente, são instalados em áreas isoladas e possuem fácil acesso, o que implica em mais um desafio para  área de manutenção.

A manutenção preditiva para estes equipamentos é essencial, de modo a alcançar os objetivos de produção anual dos geradores de energia. Essa manutenção é também uma ferramenta poderosa para melhorar a gestão de peças de reposição. Assim como o retorno do investimento é alcançado a partir da primeira detecção de falhas, com base unicamente no tempo de inatividade evitado.

Com uma experiência de mais de 40 anos, o Método Pulso de Choque inicial (SPM) tem sido utilizado com muito sucesso para o diagnóstico fácil, rápido e seguro do estado de funcionamento de mancais de rolamento, através da análise de dados de vibração. E agora o SPM HD vem a ser o sucessor desta técnica de medição. Como um dos líderes mundiais em monitoramento de condição, a SPM se coloca como uma parceira no monitoramento de condição, ao invés de ser apenas o fornecedor de equipamentos de medição.

Desde o início de suas atividades a SPM trabalhou para desenvolver um sistema de monitoramento de condição de máquinas que possibilitasse uma resposta rápida e efetiva. O sistema teria que ser integrado com as rotinas de produção e manutenção existentes, algo simples como atravessar a rua. Por que sobrecarregar o usuário com dados brutos ininteligível quando pode-se ir um passo além, analisando os valores registados e fornecendo uma resposta pronta?

Luz verde: tudo está normal.
Luz amarela: tomar cuidado – algo está prestes a acontecer, mas a situação ainda não é crítica.
Luz vermelha: perigo. Este sistema de sinalização se tornou um símbolo para os seus esforços contínuos, para criar um método fácil de usar.

 

A vida dos rolamentos não pode ser prevista e por isso realizar manutenção baseada no tempo de vida dos rolamentos, não é muito econômico.

 

Realizar a manutenção com base na curva de vida nominal (L10) significa:

  • Aceitar a taxa de falha estatística de 10% dos rolamentos, que falham antes da troca programada;
  • Um enorme desperdício de potencial de vida de armazenada. A maioria dos rolamentos que são substituídos estão em boas condições;
  • Ignorar totalmente os fatores que encurtam a vida dos rolamentos, individualmente, como a má lubrificação, alta vibração, alinhamento de eixos pobres, etc.

SPM - Parque eólico

Além dos custos de materiais e mão de obra, há um grande risco de erros de instalação quando um rolamento é substituído. A SPM Instruments desenvolve soluções para monitoramento de condição de turbinas eólicas desde 2003.

O efeito da alteração da velocidade do vento em combinação com mudança de potência do gerador (e velocidade do eixo) alteram vários parâmetros de vibração e choque que não podem ser previstos. Para isso desenvolve ferramentas específicas como a “Aplicação de critério flexível”.

No qual o software de modo totalmente automático, aqui controlado pela rotação, que por sua vez é determinado pela velocidade do vento e a energia produzida pelo gerador fazem as devidas correções para que sejam geradas as curvas de tendência de maneira a determinar uma real degradação do sistema e não somente uma variação de parâmetros normais ao sistema de geração.

 

Como podemos ajudar?

Conheça as soluções em Produtos e Serviços SPM oferecidos pela VIBMASTER, com KNOW-HOW de mais de duas décadas em monitoramento de condição, referência na área para quem busca a alta performance.

Posts Similares