Tecnologia para detectar um dos principais sintomas do Covid-19

Medir febre utilizando um termovisor
Referente a prevenção do COVID-19 (Coronavírus), seguem esclarecimentos para triagem de funcionários, prestadores de serviços, etc.

 

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia (disseminação em nível mundial) do novo Covid-19 (Coronavírus), a OMS pede que os países redobrem comprometimento para combater esta pandemia.
O Covid-19, pode causar pneumonia e alguns dos sintomas são a febre e a dificuldade em respirar. Como esses sintomas são semelhantes aos de muitas outras doenças respiratórias, é necessário realizar uma triagem extra. Por isso, é muito importante o controle do estado febril em aglomerações, como indústrias, escolas, estádio de futebol, aeroportos, etc.

 

Para que serve a detecção de febre?

Nestes tempos de crescente mobilidade, as infecções não param na fronteira. Seja Ebola, SARS ou coronavírus – ninguém quer imaginar as consequências de uma epidemia, muito menos uma pandemia. Por esse motivo, o reconhecimento oportuno de pessoas que representam um risco em grandes multidões é de grande interesse para a saúde pública. Os operadores de instalações muito frequentadas, como aeroportos, shoppings ou estádios, assumem uma grande responsabilidade com relação à proteção contra epidemias.

 

Por que motivo medir a febre por termografia?

Um indicador importante da presença de uma infecção é uma temperatura corporal elevada (em comparação com outras pessoas em seu ambiente), comumente conhecida como febre. A geração de imagens térmicas é o método ideal para digitalizar indivíduos ou grandes multidões de pessoas. Para isso, a temperatura do ângulo interno do olho é medida e um alarme é ativado quando uma divergência é detectada. Dessa maneira, é possível reconhecer pessoas com alta temperatura corporal de maneira rápida e confiável, além de separá-la para um controle mais exato.

identificação da temperatura corporal

 

O Termovisor ou câmera infravermelha fixa, é uma ferramenta utilizada na triagem para se obter um pré-diagnostico, podendo identificar rapidamente pessoas com temperatura corporal considerada febril.

Para esta triagem ser efetiva, o Termovisor ou a câmera infravermelha fixa tem que ter sensibilidade térmica e resolução em pixels mínima de:

  1. Resolução em pixels: mínimo 76.000 pixels
  2. Sensibilidade térmica: mínima 50 mk.
    A sensibilidade térmica de um sensor infravermelho é inversamente proporcional, quanto menor o valor maior a sensibilidade térmica.
  3. Função Screening – Com esta função o Termovisor passa a ter uma precisão de 0,5%, isto é essencial para uma triagem específica.

 

Termovisores industriais sem a função Screening, a precisão muda para +/-2°C. Este desvio padrão pode dificultar o controle.
  • Exemplo [1]: erro negativo de 2°C em 35,5°C => câmera mede todos com 33,5°C
  • Exemplo [2]: erro positivo de 2°C em 35,5°C => câmera mede todos com 37,5°C


O ponto de inspeção deve ser entre os olhos (canal lacrimal) como mostra a imagem acima.

 

Modelos de Termovisores [RECOMENDADOS]

Qualquer modelo com resolução e sensibilidade superiores a 76.000 pixels de 50mK. atendem com eficiência. Contudo, os modelos que recomendamos são o Testo 885 e 890, que possuem resoluções de 160.000 Pixels e sensibilidade térmica de <30mK (885) e <40mK (890).

termovisores recomendados para medir a febre na covid-19

Com Termovisores portáteis, a triagem pode ser realizada manualmente ou com o Termovisor fixado em um tripé com um profissional que analise as imagens no display, porém o ideal é utilizar um monitor.

tela do termovisor testo

Os Termovisores portáteis devem ser conectados ao computador para carregar a bateria e via computador você projeta esta imagem a um monitor de TV.
Termovisores portáteis não possuem saídas analógicas para interface com outros sistemas de monitoramento, somente câmeras fixa tem esta função.

 

Câmeras infravermelhas fixas

Através de um software construído especificamente para esta aplicação, podemos trabalhar com mais de uma área de alarme aumentando assim o número de pessoas a serem inspecionadas.
Permite também incorporar uma sinaleira para evitar que você tenha uma ou mais pessoas dedicadas a análise visual do monitor, criando um sistema GO (verde) – NO GO (Vermelho).

 

mapa de calor por uma câmera infravermelha

 

É importante estabelecer alguns procedimentos: 

Identificação do ponto para triagem: esta distância vai variar de acordo com a resolução em pixels do Termovisor.

76.000 pixels – 1,5m;
160.000 pixels – 2m;
307.000 pixels – 3m;
760.000 pixels – 3,5m.

 

Independente do modelo utilizando para obter um bom resultado, é importante a parametrização correta dos seguintes itens:

  • Emissividade;
  • Temperatura ambiente;
  • Distância de medição;
  • Foco.

Estes parâmetros são estabelecidos de acordo com o modelo do equipamento utilizado para a inspeção.

Com esta tecnologia, levando em consideração os pontos informados acima, é possível realizar a triagem de forma muito rápida para identificar pessoas com sintomas do Covid-19 (Coronavírus).

Desta forma diminuímos o risco de disseminação do vírus evitando a parada de suas atividades.

____________
Algumas perguntas comuns:

  1. É possível fazer a triagem com termômetros pontuais?
    1. Sim, é possível. É necessário respeitar as mesmas especificações acima, neste caso a triagem é individual (tomando muito tempo) e a inspeção deve ser feita no ouvido, não entre os olhos.

________

  1. Posso utilizar os meus ativos (Termovisores que já possuo em minha planta) para esta aplicação?
    1. Sim, desde que tenha a resolução e a sensibilidade térmica informada acima.

________

  1. O termovisor identifica a pandemia COVID-19?
    1. Não, o termovisor serve de instrumento para identificação de um dos sintomas da doença.

 

A VIBMASTER comercializa, presta consultoria para a parametrização dos equipamentos e treinamento dos profissionais responsáveis pela triagem.

Em caso de dúvidas sobre quaisquer informações de nossos produtos ou cotação, entre em contato:

contato@vibmaster.com.br
comercial@vibmaster.com.br
(51) 3585 1259 / (51) 99766 3278

 

 

Posts Similares