Hawk Balancer x Hawk Supervisor: Entenda a Diferença

Equipmamento para análise de vibração

Neste artigo, você verá:

  • O que é Hawk Balancer
  • O que é Hawk Supervisor
  • Qual a diferença entre Hawk Balancer e Hawk Supervisor

 

Os avanços tecnológicos estão produzindo inúmeros benefícios na indústria. Nós já falamos em nosso blog, por exemplo, sobre os medidores de vibração, e como eles estão revolucionando o mercado através da tecnologia. Neste artigo, trouxemos dois equipamentos essenciais neste processo, o Hawk Balancer e o Hawk Supervisor.

 

O que é Hawk Balancer

O balanceamento de máquinas rotativas se tornou um processo fundamental na gestão da manutenção. Seu objetivo é diminuir as vibrações e o estresse mecânico sobre esses equipamentos, evitando avarias, falhas e até mesmo quebras, geradoras de paradas não programadas e muitos prejuízos com a manutenção corretiva destes equipamentos.

Através das rotinas de balanceamento, é possível identificar problemas como desgaste precoce de mancais, rolamentos e engrenagens, parafusos e peças soltas, trincas nas bases e suportes, ovalização em peças usinadas em tornos e centros de usinagem, entre muitos outros, comuns no setor de manutenção.

Atuando na solução deste problema, existem diversas ferramentas presentes no mercado hoje, preparadas para realizar o balanceamento em campo. Uma delas, é o OneProd Hawk Balancer, referência no segmento de monitoramento de condição e manutenção preditiva de equipamentos e máquinas.

Hawk Balancer possui destaque no mercado em razão dos seus benefícios. Confira:

 

Fácil utilização

Plug and play, a ferramenta ainda possui procedimentos step by step, ou seja, etapa por etapa, entre outros benefícios, como diagnóstico instantâneo diante da máquina, automatização dos cálculos, avaliação automática do grau de balanceamento, e comparação automática com as normas ISO.

 

Maximização da confiabilidade do equipamento

Por meio das suas funções Smart, o Hawk Balancer permite total assistência à configuração da ferramenta, estimativa e posicionamento automático das massas, comparação automática às normas ISO10816-3 e ISO1940, como já vimos, avaliação instantânea da qualidade do balanceamento.

 

Possibilidade de relatórios automáticos

A possibilidade de consultas de relatórios automáticos também é um grande diferencial do Hawk Balancer, que cria automaticamente um relatório de balanceamento completo, seja de configuração, de resultados antes e depois do balanceamento, espectros e histogramas, além de fotos, retirados durante o balanceamento.

 

Adaptado aos ambientes industriais

Através da sua tela tátil, e todos os acessórios utilizados, a ferramenta permite um balanceamento rápido e eficiente, nos principais ambientes industriais. Ainda, o Hawk Balancer está disponível em versão certificada para utilização em zonas explosivas, por exemplo, Zona II.

 

 

O que é Hawk Supervisor

Também presente na linha OneProd, está o Hawk Supervisor. Seguindo as mesmas premissas do Hawk Balancer, nos critérios qualidade, tecnologia e produção de benefícios para o setor de manutenção, o Hawk Supervisor traz consigo, ainda, uma das maiores inovações do mercado até hoje, a mobilidade.

Confira os benefícios do Hawk Supervisor:

 

Diagnóstico amplo e automático

Através da sua grande tecnologia embarcada, a ferramenta é capaz de identificar todos os defeitos comuns em máquinas rotativas, além de tornar o processo simples e prático, podendo ser realizado por qualquer colaborador do setor de manutenção, pois o Hawk Supervisor não exige competências em análise vibratória.

 

Facilidade de medição

O maior diferencial da ferramenta é, sem dúvidas, as vantagens trazidas pela mobilidade. Como não há a utilização de cabos, a medição pode ser realizada em diversos ambientes industriais de difícil acesso. O usuário também é guiado pelo software, o que torna a tarefa eficiente e eficaz.

 

Relatórios ilustrados e automáticos

Os diagnósticos realizados podem ser consultados a qualquer momento a partir do serviço de cloud. Além disso, com o apoio da câmera fotográfica presente na ferramenta, é possível ilustrar os dados mostrados no relatório com fotos retiradas durante as medições.

 

Apoio técnico

Caso a equipe de manutenção tenha dúvidas sobre os relatórios e os diagnósticos realizados, é possível solicitar o apoio de um perito OneProd antes da tomada de possíveis decisões, como a parada de um equipamento. Um relatório detalhado é enviado em, no máximo, 72 horas.

 

 

Qual a diferença entre Hawk Balancer e Hawk Supervisor

Você conheceu os principais equipamentos para o balanceamento em campo, o Hawk Balancer e o Hawk Supervisor, 2030. Agora, é hora de colocar na balança cada um deles, e definir a opção ideal para a sua empresa.

Quando falamos em tecnologia embarcada e atendimento às principais tarefas realizadas no balanceamento em campo, ambos são extremamente similares, e capazes de cumprir o que prometem. O diferencial está no modo de aplicação de cada um deles, sendo um através da tecnologia plug and play, e outro, da mobilidade.

O fator fundamental, então, que provavelmente irá influenciar, ou até mesmo definir, a escolha entre um modelo e outro, será a aderência aos métodos de trabalho já utilizados pela empresa. Desta forma, é possível implementar o uso da ferramenta de forma simples e prática, sem grandes alterações no setor de manutenção.

 

Ainda não definiu o equipamento ideal para a sua empresa?

Converse com os consultores Vib Master, e saiba a opinião de um especialista no assunto.

 

 

 

Posts Similares