Graxa: 5 motivos para Investir na Lubrificação de Equipamentos

Graxa para lubrificação de equipamentos

Neste artigo, você verá:

  • A importância da lubrificação de equipamentos
  • A função da graxa na lubrificação de equipamentos
  • 5 motivos para investir mais na lubrificação de equipamentos

 

A lubrificação de equipamentos é um dos principais processos no setor de manutenção das empresas e rotina pontual no dia a dia dos gestores e técnicos. O motivo é simples, a necessidade de lubrificação para manter em perfeito funcionamento as centenas, ou até milhares, de conjuntos mecânicos que fazem da linha de produção um sistema realmente produtivo.

 

A função da graxa na lubrificação de equipamentos

Gerada a partir de óleos e aditivos, a graxa torna-se um componente fundamental para o funcionamento dos equipamentos. Com a sua correta aplicação, a graxa permite a perfeita operação dos conjuntos mecânicos, sem a exposição dos mesmos aos riscos, como o atrito, a falta de aderência, a não movimentação de um conjunto mecânico, ou até a sua quebra.

Por este motivo, falar em lubrificação de equipamentos sem a utilização de graxa, na grande maioria dos casos, é praticamente impossível. Assim como também, falar da lubrificação de equipamentos sem ao menos citar os benefícios e os resultados que ela pode gerar para o campo fabril.

Pensando nisso, elencamos 5 grandes motivos para ampliar os investimentos na lubrificação de equipamentos.

 

5 motivos para investir mais na lubrificação de equipamentos

 

1. Proteção ao equipamento

Ampliando os investimentos na lubrificação de equipamentos, grandes resultados podem ser observados no campo fabril, do curto ao longo prazo. Um deles, é o aumento da vida útil destes equipamentos. Isso porque garantindo a lubrificação ideal dos conjuntos mecânicos, é possível atingir o potencial máximo do equipamento, sem a exposição dos mesmos conjuntos mecânicos à situações de risco.

 

2. Proteção ao ciclo produtivo

Com os conjuntos mecânicos em perfeito funcionamento, é possível ampliar a disponibilidade e a confiabilidade dos equipamentos, reduzindo o número de interrupções ao ciclo produtivo, contribuindo para a obtenção de resultados positivos em relação às metas de produção estipuladas.

 

3. Redução de custos

Com menos falhas e quebras nos equipamentos, e a diminuição de paradas não-planejadas devido à falta de lubrificação, é possível reduzir os custos com a reposição de peças e insumos utilizados nas manutenções corretivas, permitindo assim melhores resultados no setor de manutenção.

 

4. Redução da mão de obra

Novamente, com menos falhas e quebras, e procedimentos preditivos muito bem estruturados, é possível reduzir a mão de obra alocada anteriormente na manutenção de equipamentos em paradas não planejadas, centralizando a equipe de manutenção em atividades realmente produtivas.

 

5. Maximização dos resultados

Para encerrar, mais do que um grande motivo para ampliar os investimentos na lubrificação de equipamentos, a maximização dos resultados é, nada mais, nada menos, que uma mera consequência da aplicação dos quatro tópicos acima.

Desta forma, percebemos a necessidade de processos consistentes na lubrificação de equipamentos, e como podemos iniciar a busca por resultados no setor de manutenção, utilizando um componente comum e que pode se tornar peça chave para alcançar estes resultados, a graxa.

 

Conheça o serviço e produto, de Ultrassom, oferecidos pela VibMaster para ajudar na lubrificação dos equipamentos.

 

 

 

Posts Similares