Boroscopia industrial: o que é e por que você precisa saber disso

gestores de manutenção realizando boroscopia industrial

Boroscopia industrial, também conhecida por videoscopia, é um método para avaliação de equipamentos através da captação e transmissão de imagens, comum nos processos de manutenção preditiva e/ou detectiva.

Quer saber mais sobre como funciona esse procedimento e como ele pode ajudar a sua empresa a conquistar melhores resultados no campo fabril? Então, continue a leitura deste artigo

Neste artigo você entenderá:

  • O que é boroscopia industrial;
  • Como funciona um boroscópio industrial;
  • A importância da manutenção preditiva.

Boroscopia industrial otimiza processos de manutenção preditiva e/ou detectiva

Um dos maiores desafios do setor de manutenção industrial nos dias de hoje é ampliar a produtividade e reduzir os custos, e um dos fatores que são comumente avaliados para este objetivo, são os métodos e processos utilizados.

Segundo a ABIMAQ, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, o uso de estratégia de manutenção é um dos principais aspectos que têm mais influência no crescimento de uma indústria.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria, a CNI, e publicada no último mês de fevereiro, mostra que 82% das grandes empresas pretendem realizar investimentos neste ano de 2021.

Com base na pesquisa, a expectativa para 35% desses investimentos é em melhorias do processo produtivo e 33% para o aumento da capacidade de produção, com a aquisição de novas máquinas e tecnologias.

Mas, qual a relação disso tudo com a boroscopia industrial? A resposta é simples. Presente nos processos de manutenção preditiva e/ou detectiva, ela é uma das tecnologias capazes de auxiliar na busca por melhores resultados.

O que é boroscopia industrial?

Quando falamos em manutenção preditiva e/ou detectiva, estamos falando em métodos e processos capazes de identificar riscos de falhas e quebras, ou melhor, falhas potenciais, que podem aumentar as chances de paradas não programadas.

Nós já falamos aqui no blog, por exemplo, sobre 6 falhas comuns em máquinas rotativas. Falhas que, já contam com tecnologias presentes na manutenção preditiva e/ou detectiva para identificá-las de forma precoce. 

A boroscopia industrial, por sua vez, tem a função de avaliar o equipamento através de um sistema de captação de imagem que, ao ser colocado na parte interior do equipamento através de cabos, fornece uma visão maior das suas condições.

Como funciona um boroscópio industrial

O equipamento utilizado na boroscopia industrial é chamado de boroscópio, ou melhor, boroscópio industrial. Sua principal vantagem é a capacidade de captação e transmissão de imagens das condições reais dos equipamentos.

Além disso, outra vantagem é que, muitas vezes, é possível realizar o procedimento de boroscopia industrial sem a necessidade de paralisação do equipamento, assim como também, a desmontagem e montagem do mesmo. 

Benefícios que podem impactar “em dobro” no custo da operação, ao evitar a paralisação e a desmontagem do equipamento, e na identificação de falhas antes que se tornem manutenções corretivas.

Por meio da boroscopia industrial, é possível captar imagens de conjuntos mecânicos, hidráulicos, elétricos, e através da transmissão das imagens, acompanhar as condições de funcionamento exatas destes conjuntos.

aparelho de boroscopia industrial

A importância da manutenção preditiva

Um processo essencial para empresas que desejam ampliar a sua capacidade de identificação de falhas potenciais, reduzindo o número de paradas não programadas para manutenção, e claro, os custos com toda esta operação.

A boroscopia industrial é apenas uma das tecnologias utilizadas no campo da manutenção preditiva e/ou detectiva, e que compõem, junto das demais, a estratégia de manutenção de todo o negócio. 

Tecnologias como análise de vibração, termografia e detecção de vazamento de gás e ar comprimido são exemplos de outros métodos e outras tecnologias utilizadas no combate às falhas funcionais, dependendo da necessidade.

Diversos segmentos, industriais ou não, como manufatura, construção, mineração, podem estudar a utilização de tecnologias como essas na estratégia e no planejamento de manutenção visando melhores resultados.

No entanto, são muitos os obstáculos que as equipes de manutenção podem enfrentar no avanço de um planejamento de manutenção para processos digitais e métodos preditivos e/ou detectivos mais modernos. 

Estrutura, capacidade de mão de obra, possibilidade de terceirização, padronização de processos, confiabilidade das informações, plano e planejamento de manutenção bem definidos de acordo com o tipo de manutenção ideal para os equipamentos.

São muitas as opções. Por este motivo, nós colocamos este assunto em debate no último mês de maio, e falamos sobre alguns destes desafios enfrentados diariamente pelas equipes de manutenção. 

Como resolver estes problemas? Não é de um dia para o outro, nós sabemos. O importante é colocar em pauta os principais desafios que ainda limitam o avanço da maturidade de manutenção e, um a um, encontrar uma saída.

Gostou deste conteúdo?

Se você é um gestor de manutenção industrial e está preocupado com este assunto na sua empresa, nós temos uma dica: já existem empresas prontas para execução destes serviços, venda ou locação dos equipamentos necessários. 

VIBMASTER é especialista em manutenção preditiva e monitoramento de condição

A VIBMASTER é uma empresa brasileira, localizada na região sul do país, especializada em monitoramento de condição e referência quando o tema é manutenção preditiva, e claro, boroscopia industrial.

Com uma vasta grade de produtos disponíveis, a empresa é distribuidora oficial de marcas como Acoem, OneProd, Fixturlaser e SDT Ultrasound Solutions, além de contar com uma lista de serviços oferecidos.  

Se você deseja entender melhor o processo de boroscopia, conhecer o funcionamento de um boroscópio ou realizar um orçamento para apresentar na sua empresa, acesse o link abaixo agora e converse com um de nossos especialistas.

 

 

Posts Similares