O que o desalinhamento de eixos está custando a você?
Muitas vezes ouvimos de clientes que o desalinhamento de eixos da máquina é um problema caro e inconveniente. Mas, o quão caro é isso? É muito mais custoso do que a maioria das pessoas imagina, especialmente quando você leva em consideração as preocupações atuais da cadeia de suprimentos.
Entre o tempo de inatividade, danos ao equipamento, horas extras para reparos e interrupções na cadeia de suprimentos, uma quantidade bastante pequena de desalinhamento pode se transformar em uma despesa extrema muito rapidamente.
Então, como você determina quanto uma máquina desalinhada pode custar e por que isso importa? Determinar o custo do desalinhamento de eixos é tão simples quanto saber o valor da produção da máquina, o custo do tempo de inatividade e dos reparos. Compreender esses fatores permite determinar o custo do desalinhamento ao longo do tempo e demonstrará como um investimento em manutenção preditiva faz sentido.
Ao se preparar para calcular o custo do desalinhamento de eixos, pergunte a si mesmo:
- Quanta receita a máquina produz?
- Por quanto tempo a máquina ficará parada?
- Qual é o custo do tempo de inatividade da máquina?
- São necessários reparos? Quanto eles custam?
- Quanto tempo levarão os reparos?
- Quais custos de mão de obra estão associados aos reparos (tempo de reparo, tempo de inatividade, etc.)?
Como calcular o custo do desalinhamento de eixos?
Para calcular o custo do desalinhamento de eixos, primeiro determine o custo do tempo de inatividade da máquina, da mão de obra até este ponto e do estimado do reparo, incluindo a mão de obra.
Em seguida, adicione a receita que você perdeu até este ponto. Certifique-se de incluir o tempo que levará para reparar a máquina em seu tempo de inatividade.
Por fim, leve em consideração o custo de energia relacionado ao desalinhamento da máquina. Testes realizados pela Acoem USA e várias escolas de engenharia estimam que equipamentos rotativos desalinhados aumentarão os custos de energia em 3-5% e o alinhamento dessas máquinas reduzirá os custos de energia de 3-5%.
Calcule e inclua seu custo estimado de energia para obter o custo mais preciso.
Tempo de inatividade + custo de reparos + custo de mão de obra + receita perdida = custo de desalinhamento
É necessário levar em consideração também o estado atual da cadeia de suprimentos. Atrasos nesta cadeia, seja na hora de obter peças de reposição ou por meio de danos podem aumentar drasticamente o custo de uma máquina desalinhada.
Agora que você tem uma noção de como as máquinas desalinhadas podem ser caras, o que você pode fazer para evitar que os custos do desalinhamento atinjam você?
Comece desenvolvendo e implementando uma estratégia de manutenção preditiva. Investir em uma tática eficaz garantirá a longevidade e a lucratividade de suas máquinas.
Certifique-se de que sua equipe esteja equipada com uma compreensão da estratégia que você desenvolve e a capacidade de executá-la de maneira eficaz e eficiente usando ferramentas de alinhamento. Por fim, comprometa-se a praticar o método de manutenção preditiva e monitorar e reparar máquinas de forma proativa.
Você tem dúvidas sobre como desenvolver uma estratégia de manutenção preditiva para sua planta? Conecte-se conosco!