Análise termográfica: conheça o Conceito e os Benefícios

equipamento de análise termográfica

Neste artigo, você verá:

  • Qual a função da análise termográfica na indústria
  • Qual a importância da medição de temperatura dos equipamentos
  • Como aplicar a termografia na manutenção preditiva dos equipamentos

 

Com a energia não se brinca. Este é um daqueles velhos ditados que grande parte das pessoas já ouviram, mas nunca perderam a validade. Assim com em nossas vidas, ele também vale para a indústria e está muito longe de perder a sua eficácia. Quem trabalha no setor de manutenção também sabe que com a energia não se brinca.

No campo fabril, a grande maioria do equipamentos utilizam energia como fonte de alimentação principal, e outros ainda, tem a energia como parte do seu processo ou até mesmo como objetivo, como é o caso dos geradores. Diante disso, percebemos que a energia está espalhada por toda a parte no chão de fábrica.

 

Qual a função da Análise Termográfica na Indústria?

Contudo, cada equipamento ou conjunto de equipamentos, faz o uso desta energia através de características muitas vezes diferentes, ou condições de operação distintas, como voltagem e amperagem, por exemplo, dependendo dos requisitos informados em seu manual de instalação e operação.

A partir deste ponto, podemos compreender que, estes equipamentos necessitam do monitoramento destas condições para que possam continuar a exercer suas funções, primordiais para o ciclo produtivo, alcançando seu potencial máximo de operação sem causar danos a ele mesmo e ao ambiente.

Por isso, existe a análise termográfica, ou termografia. Sua função principal é, basicamente, captar através de um sensores infravermelhos a temperatura de um equipamento ou componente, a fim de comparar os resultados da análise com seus índices ideais de temperatura.

 

Qual a importância da medição de temperatura dos equipamentos?

Integrada aos processos de manutenção preditivos, a análise termográfica tem como objetivo identificar as condições dos equipamentos à níveis de temperatura, buscando identificar a raiz de possíveis falhas, permitindo a adoção de práticas de correção seguras e eficazes, evitando quebras e paradas não planejadas.

Problemas como conexões ruins ou deterioradas, desequilíbrio de corrente e tensão, sobrecarga em circuitos elétricos, motores elétricos com baixa resistência, obstruções em trocadores de calor, fugas de corrente em cabos de aterramento, são alguns exemplos de situações adversas que podem ser identificadas e preservadas com estes simples procedimentos.

 

Como aplicar a termografia na manutenção preditiva dos equipamentos?

A análise termográfica permite a fácil inserção destes processos no planejamento de manutenção preditiva, seja adquirindo os equipamentos necessários para realização das análises, ou na contratação de equipes terceirizadas que realizam este tipo de serviço de forma eficiente e construtiva.

Com a adoção de métodos preditivos, como a termografia, é possível prever falhas com muito mais qualidade e eficiência, e conquistar melhores resultados na gestão de custos e de produtividade no setor de manutenção, que consequentemente, refletirão positivamente nos resultados da empresa como um todo.

 

Saiba mais sobre o serviço de análise termográfica oferecido pela VibMaster.

 

 

Posts Similares