Desgaste das Correias: 3 fatores que você deve ficar atento

exemplo de desgaste de correia

Neste artigo, você verá:

  • O perigo com o desgaste das correias
  • 3 fatores que contribuem para a preservação das correias
  • Como a manutenção preditiva pode ajudar

 

Quem conhece manutenção industrial, sabe também da qualidade e da longevidade das correias utilizadas nos equipamentos. No entanto, é comum encontrarmos quebras, falhas e paradas não planejadas causadas pelo desgaste irregular destas mesmas correias. Contradição? Não, isso tudo tem uma única explicação e ela é muito simples de ser interpretada.

As correias, assim como praticamente todos os componentes de um equipamento, são desenvolvidos para atingir seu potencial máximo e fornecer estrutura para que um conjunto mecânico realize a operação necessária para dar continuidade ao ciclo produtivo. Mas, com a exposição destes elementos à situações adversas ou não planejadas para ele, é onde o problema começa.

A falta de manutenção preditiva, ou seja, o monitoramento dos principais fatores que podem contribuir para o desgaste irregular destes componentes, ou melhor, a raiz das falhas comuns encontradas nos procedimentos executados por estes conjuntos mecânicos, são as responsáveis por ceifar a vida de uma simples correia, ou de qualquer outro componente, e gerar muitas dores de cabeça para os gestores, além de prejuízos, é claro.

Por este motivo, separamos 3, dos muitos fatores que devem ser observados na manutenção preditiva, para que possamos observar a importância do monitoramento de condição dos equipamentos e como estes simples procedimentos podem contribuir para a gestão de custos e da produtividade no campo fabril.

 

Desgaste das correias:
3 fatores que você deve ficar atento


Vibração

vibração é um defeito comum em equipamentos rotativos, como engrenagens, correias e acoplamentos, de equipamentos como redutores, multiplicadores, motores elétricos, compressores, splindles, bombas, centrífugas, entre outros. Diante disso, é simples entendermos a necessidade de manter as atenções voltadas para este fator.

A falta de monitoramento deste fator pode contribuir grandemente para o desgaste irregular das correias, além do aparecimento precoce de rachaduras, queimaduras, entre outros defeitos populares com a exposição destes componentes à situações adversas ou irregulares ao seu comportamento normal de operação.

 

Balanceamento

Embora traga mais preocupações para polias e acoplamentos, as irregularidades causadas pela falta de balanceamento dos equipamentos estão ligadas diretamente às correias, desta forma, ligadas também ao desgaste das correias de forma precoce, obviamente. Portanto, este item também deve ser constantemente observado.

balanceamento em campo é também um procedimento de monitoramento de condição capaz de identificar a raiz de falhas comuns nos equipamentos, como por exemplo, índices de vibração irregulares, como vimos acima, responsáveis por causar muitos danos aos componentes do equipamento, igualmente para as correias.

 

Alinhamento

alinhamento, por sua vez, também é outro fator fundamental para o desgastes das correias de forma irregular, precoce, assim como de mancais, rolamentos e engrenagens, e que deve ser observado pelo planejamento de manutenção através do monitoramento de condição dos equipamentos.

Além disso, o alinhamento é capaz também de identificar parafusos e peças soltas, trincas nas bases e suportes, pés mancos de motores, acoplamentos com folgas, carcaças torcidas, vazamentos em flanges e tubulações, imprecisões de montagem de sistemas mecânicos, entre muitos outros problemas que afetam a qualidade e o desempenho dos equipamentos.

 

Como a manutenção preditiva pode ajudar

Felizmente, a adoção de procedimentos preditivos de manutenção, por meio do monitoramento de condição, através da execução de tarefas simples e eficazes na identificação de condições adversas e irregulares de operação, podem prever estes problemas, como o desgaste das correias de forma irregular e precoce, e gerar muitos resultados positivos para o campo fabril.

Tarefas, como a análise de vibração, o balanceamento em campo, e o alinhamento a laser dos equipamentos, vistos nos exemplos acima, e que podem ser inseridos facilmente no planejamento de manutenção, seja adquirindo os equipamentos necessários para estes processos ou na contratação de uma equipe terceirizada e especializada para executar estes procedimentos.

Ao final, será possível visualizar benefícios não somente na preservação dos componentes, como as correias, mas também de todo o conjunto mecânico, gerando resultados significativos para a gestão de custos, de produtividade, com o aumento das disponibilidade, da confiabilidade e da vida útil dos equipamentos monitorados.

 

Saiba mais sobre o alinhamento a laser de correias e polias oferecido pela VibMaster.

 

 

Posts Similares