IIoT e Monitoramento de Condição: Qual a relação?
Neste artigo, você verá:
- O que é IIoT
- Qual a função da IIoT na indústria
- Qual a relação entre a IIoT e o monitoramento de condição
Os avanços tecnológicos estão transformando mercados inteiros, e grande parte desse movimento que está chamando a atenção dos gestores, em razão da obtenção de resultados cada vez melhores, se deve a uma figura muito importante atualmente: a IoT, Internet of Things, ou Internet das coisas, em sua tradução literal.
O que é IIoT
A IIoT, Industrial Internet of Things, ou melhor, Internet Industrial das Coisas, em sua tradução literal, por sua vez, representa parte desses avanços, agora voltados para a indústria, na transformação do conceito de manutenção e dos principais processos produtivos que fazem parte do setor.
Um dos grandes precursores destes avanços, é a Indústria 4.0. Também chamada de quarta revolução industrial, o conceito traz consigo muitas das tecnologias que pretendem capacitar e transformar o cenário industrial atual, como a Internet das Coisas e a Computação em Nuvem.
Qual a função da IIoT na indústria
Seu objetivo é, basicamente, implementar novos métodos e processos seguros e de qualidade, ou transformar os já utilizados, visando ampliar a produtividade no campo fabril, a disponibilidade e a confiabilidade dos equipamentos, evitando falhas e quebras desnecessárias, e paradas não programadas, acarretadores de muitos prejuízos.
Para isso, a IIoT conta com uma parceira fundamental, muito conhecida no mercado, pois está há décadas transformando a vida das pessoas e das empresas, e agora quer potencializar ainda mais os resultados no campo fabril, marcando uma nova era para a indústria: a internet.
Qual a relação entre a IIoT e o monitoramento de condição
Para conquistar os benefícios da internet industrial das coisas, os gestores precisam ficar atentos às transformações do mercado, e buscarem formas práticas e seguras para iniciarem a implementação desses métodos e processos ao ciclo produtivo da sua empresa. Um grande exemplo que pode ser utilizado, é o monitoramento de condição.
Sua função é monitorar o equipamento, atuando na identificação de condições irregulares de operação, que por sua vez, podem se tornar a raiz de falhas e quebras, gerando gastos desnecessários com manutenções corretivas, ou paradas não planejadas, que tanto afetam os resultados em uma linha de produção.
O MVX, por exemplo, sistema de monitoramento contínuo, e online, traz na bagagem toda a experiência e tecnologia Oneprod, há mais de 25 anos atuando no monitoramento de máquinas industriais de todos os setores da indústria, e a responsabilidade de aplicar os conceitos básicos da IIoT no monitoramento de condição.
O MVX, por exemplo, sistema de monitoramento contínuo, e online, traz na bagagem toda a experiência e tecnologia Oneprod, há mais de 25 anos atuando no monitoramento de máquinas industriais de todos os setores da indústria, e a responsabilidade de aplicar os conceitos básicos da IIoT no monitoramento de condição.Desta forma, é possível modernizar os processos de manutenção, acompanhar a operação dos equipamentos essenciais para o campo fabril de forma muito mais prática, segura e eficaz, e claro, preparando a empresa para receber cada vez o que há de mais moderno no mercado na busca por resultados positivos.
- Transporte o sistema integrado até o equipamento
- Plugue o sistema ao equipamento
- Permita que o VMS monitore o equipamento
- Receba os dados para a tomada de decisões
Assim, é possível utilizar os benefícios da IIoT e do monitoramento de condição na ampliação do controle de manutenção, aumentando a disponibilidade e a confiabilidade do campo fabril, reduzindo custos, e transformando o ciclo produtivo e o setor de manutenção em ambientes cada vez mais modernos e prontos para receber os benefícios da tecnologia.
Conheça as soluções para Monitoramento de Equipamentos oferecidos pela VIBMASTER.