Monitoramento Online: o Novo Normal na Manutenção Preditiva

Monitoramento Online: o Novo Normal na Manutenção Preditiva

A pandemia do coronavírus trouxe – e ainda tem trazido – muitos impactos para o dia a dia dos profissionais da indústria, e claro, do setor de manutenção. Seja em busca de saúde e segurança ocupacional, na prevenção da doença, como na execução das principais tarefas diárias, em busca de melhores resultados, suas rotinas tem passado por mudanças.

 

O novo normal, expressão que se tornou comum nos últimos meses, e que também está presente no dia a dia da equipe de manutenção, reflete essas transformações, na geração de uma nova abordagem sobre os métodos e processos utilizados, buscando agilidade e eficiência para a superação das reduções e paralisações no período de quarentena.

 

A manutenção preditiva como ferramenta de crescimento

A principal mudança na abordagem ao planejamento de manutenção, se dá ao foco à manutenção preditiva. O conceito, que já vinha em grande expansão no cenário industrial brasileiro, acabou ganhando ainda mais força no campo fabril neste período, em razão dos benefícios a serem proporcionados a curto e a longo prazo.

Com o foco na redução de custos, expressão que se tornou ainda mais comum na rotina dos gestores, e na maximização da produtividade no parque fabril, contribuindo para as metas de crescimento, agora mais desafiadoras, a manutenção preditiva tem se tornado uma ferramenta fundamental nesta caminhada rumo ao topo novamente.

Principalmente, quando falamos de outra inovação presente já há bastante tempo no chão de fábrica, relacionada à manutenção preditiva, e que, com o avanço da indústria 4.0 e durante este período de reconstrução, tem ganhado também cada vez mais exposição e atraído à atenção dos gestores. Estamos falando do monitoramento online.

 

Monitoramento online: uma solução para o cenário atual

Através do monitoramento online, é possível identificar falhas potenciais, ou seja, sinais de irregularidades de forma prematura, que justifiquem uma ação preventiva, evitando assim falhas funcionais, quebras, e paradas não programadas, que tanto prejudicam os resultados no setor de manutenção e também de toda a cadeia de produção.

E ainda, contribui no combate ao coronavírus, em razão da possibilidade de automatização do processo de captura de dados em determinados equipamentos, reduzindo o número de deslocamentos e ações manuais entre colaboradores, uma vez que os dados são extraídos e disponibilizados através de hardwares e softwares conectados à internet.

Com isso, além da possibilidade de redução de custos excessivos e desnecessários com manutenções corretivas, na grande maioria das vezes mais caras, a manutenção preditiva por meio do monitoramento online permite o maior controle sobre a disponibilidade das máquinas e equipamentos, resultando em uma maior produtividade.

Para a sorte das empresas desejam mergulhar neste mundo da manutenção preditiva e do monitoramento online, já existem no mercado equipamentos de qualidade com o objetivo de auxiliar profissionais de manutenção neste processo, e empresas, que podem ajudar na busca pelas melhores decisões na definição dos processos e na escolha dos equipamentos.

A Vibmaster, por exemplo, referência no segmento de manutenção industrial no sul do país, possui um vasto catálogo de equipamentos para manutenção preditiva e monitoramento online, além de profissionais qualificados que podem contribuir nesta nova etapa através dos serviços oferecidos ao mercado.

 

Como podemos ajudar?

Conheça as soluções em oferecidos pela VIBMASTER, com KNOW-HOW de mais de duas décadas em monitoramento de condição, referência na área para quem busca a alta performance.

Posts Similares