Saiba como eliminar vazamentos de ar comprimido

Saiba como eliminar vazamentos de ar comprimido

Reduza seus custos eliminando perdas através da inspeção de ultrassom.

 

Uma indústria realmente produtiva é aquela que apresenta poucas falhas, alcançando o bom andamento da produção. Ignorar a realização de manutenções periódicas podem acarretar em sérios riscos a eficiência dos processos. 

 

Previsibilidade que permite planejamento

 

Uma vez que as revisões dos equipamentos sejam feitas com frequência, é possível detectar desgastes que ainda não tornaram a peça ou a máquina descartável, mas que em breve podem ocasionar problemas. Com isso, o gestor ganha tempo para organizar este desencaixe de verba, além de permitir a busca por melhores preços e fornecedores. Afinal, se você for buscar o que precisa apenas quando a produção parou, vai optar pelo que estiver mais perto para não perder muito tempo, não é mesmo?

 

Manutenção preditiva: uma aliada contra riscos e falhas

 

A manutenção preditiva tem papel fundamental para evitar um desgaste inesperado dos equipamentos, que pode surgir e afetar toda a produção, além de minimizar qualquer impacto que possa vir a surgir. É importante ressaltar neste ponto que nem todas as falhas são visíveis. É possível que o equipamento esteja funcionando conforme o esperado, mas que algum vazamento esteja acontecendo. Além do desperdício de fluídos, este evento, somado a mais alguma falha pode gerar um grande transtorno, e a manutenção corretiva apresenta um custo superior à manutenção preditiva.

 

Inspeção de ultrassom para a identificação de vazamento de gases e ar comprimido

 

O ultrassom, que sempre foi considerado uma ferramenta auxiliar, hoje é considerado um sistema de defesa contra falhas. A popularização da utilização deste equipamento aconteceu junto ao surgimento de detectores de ultrassom de alta qualidade.

O procedimento de inspeção por ultrassom auxilia na localização de possíveis vazamentos que conduzem fluidos e é feito através de um equipamento que identifica defeitos ou falhas que emitem ruídos característicos. Esta modificação de parâmetros afeta o desempenho do sistema, consequentemente afetando o rendimento da produção. Estes vazamentos, se identificados cedo, podem evitar o desperdício de energia e o trabalho excessivo dos geradores de gases, aumentando a vida útil destes equipamentos. Consequentemente a economia financeira.

Mais do que apenas os transdutores de som, a tecnologia de hoje proporciona medições repetíveis e transferência dos dados coletados através de processos digitais, gerando curvas de tendências das leituras realizadas, bem como gravar arquivos de som para análise avançada e visualização sonora.

 

A Vibmaster, empresa especializada em manutenção preditiva, conta com este equipamento em sua linha de produtos, identificando problemas como:

 

  • Vazamentos de ar comprimido e vácuo, em trocadores de calor, válvulas, conexões e tubulações; 
  • Purgadores de vapor inoperantes;
  • Efeito corona em subestações;
  • Trinca em isoladores elétricos;

 

Para conhecer o catálogo de produtos e serviços, e solicitar um orçamento, basta acessar o site e enviar uma mensagem.

Como podemos ajudar?

Conheça as soluções em oferecidos pela VIBMASTER, com KNOW-HOW de mais de duas décadas em monitoramento de condição, referência na área para quem busca a alta performance.

Posts Similares